A seleção portuguesa de futebol de praia procura hoje regressar às meias-finais de um Mundial, defrontando a Suíça nos quartos de final do torneio que se está a disputar em Espinho.

Depois de ter falhado o último Mundial, em 2013, no Taiti, Portugal qualificou-se para os quartos de final, apesar de um ‘susto’ na fase de grupos, quando perdeu com o Senegal, mas acabou por garantir a qualificação com triunfos sobre o Japão e a Argentina.

Pela frente, Portugal terá a Suíça, equipa que encontrará pela nona vez, somando quatro derrotas e outros tantos triunfos, os dois últimos nos Jogos Europeus, em junho, em Baku.

Campeão do mundo em 2001, quando a prova ainda não era organizada pela FIFA, Portugal atingiu as meias-finais em cinco das últimas sete edições, desde 2005, quando o organismo que tutela o futebol mundial tomou conta do Mundial e a França ergueu o troféu.

Fora de competição vai ficar uma das seleções que venceram entre si os últimos seis mundiais, uma vez que a Rússia, vencedora das últimas duas edições, vai defrontar o Brasil, quatro vezes campeão sob a égide da FIFA.

Nos outros encontros, o Taiti, quarto classificado em 2013, vai defrontar o Irão, enquanto a Itália encontra o Japão.