Bruno Pinto, ala do Leões Porto Salvo, foi o escolhido por Jorge Braz para substituir o lesionado Tiago Brito (SC Braga) na convocatória da seleção portuguesa de futsal.

Tiago Brito apresentou-se hoje, em Matosinhos, no arranque do estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de 2024, que contempla dois jogos com o Japão, com limitações físicas num pé e foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional.

Para o seu lugar foi chamado Bruno Pinto, de 30 anos, que se estreia em convocatórias da seleção principal, tendo já cumprido 11 jogos e marcado cinco golos pelos sub-21 (entre 2012 e 2014).

A Seleção Nacional vai defrontar o Japão a 3 e 5 de fevereiro, em Matosinhos, em jogos de preparação para o Mundial2024, competição na qual vai defender o título. Os dois encontros diante da equipa nipónica estão agendados para as 20 horas, no Centro de Congressos de Matosinhos.

"O Japão é um adversário muito complicado, uma equipa muito intensa e forte. São organizados, sabem muito bem o que fazem, com jogadores com muita qualidade técnica. Defrontámo-los no arranque da preparação para o Mundial2021 e vencemos por 3-2, num encontro muito duro para nós. É uma equipa extremamente competitiva e nunca desiste do resultado. Vamos procurar justificar o nosso favoritismo e a nossa qualidade. Espero um jogo equilibrado e intenso", lançou o capitão João Matos (Sporting), em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Portugal terminou a fase de qualificação com 15 pontos, mais três do que a segunda colocada Finlândia, e o fixo de 36 anos realçou a importância deste estágio para "limar arestas".

"Acima de tudo, temos de olhar para aquilo que fizemos na qualificação e ver o que correu menos bem no último jogo. Começar a preparar a equipa tendo em vista o que será o Mundial. Temos de olhar para nós, para os nossos conceitos e princípios, assimilar muito bem aquilo que é a ideia e a mensagem do selecionador nacional. Queremos colocar isso em prática na forma mais consistente e duradoura durante o jogo. Há arestas a limar e temos de criar dinâmicas para o futuro", sublinhou o atleta.

A fase final do Campeonato do Mundo da modalidade vai decorrer no Uzbequistão, de 14 de setembro a 6 de outubro. Portugal venceu a última edição do Mundial, em 2021, ao bater na final a Argentina, por 2-1, numa competição que decorreu na Lituânia.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Múrcia, Esp.) e André Correia (Leões Porto Salvo).

Fixos: João Matos (Sporting), André Coelho (FC Barcelona, Esp.) e Tomás Paçó (Sporting).

Fixo/Ala: Afonso (Benfica).

Universal: Erick (FC Barcelona, Esp).

Alas: Pany (Sporting), Pauleta (Sporting), Diogo Santos (Sporting), Bruno Coelho (Benfica), Kutchy (Benfica), Lúcio Rocha (Benfica), Carlos Monteiro (Benfica) e Bruno Pinto (Leões Porto Salvo).

Pivô: Zicky (Sporting).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.