O fixo Afonso Jesus assegurou que o Benfica fará “de tudo” para vencer a Liga dos Campeões de futsal e consumar um sonho coletivo, mas alertou que primeiro é preciso superar o Palma Futsal nas meias-finais.

“Ganhar uma Liga dos Campeões pelo Benfica era realizar um sonho, sem dúvida. É um sonho da equipa e é um sonho meu. Faremos de tudo para que os benfiquistas tenham essa alegria”, sublinhou o jogador internacional português, de 25 anos, aos jornalistas.

No entanto, apesar dessa ambição e de o Benfica entrar sempre “para vencer”, Afonso Jesus alertou para as qualidades da equipa espanhola, que organiza a ‘final four’ e tem jogadores experientes, inclusive que já representaram as ‘águias’, nomeadamente Chaguinha e Tayebi.

“O Palma Futsal é uma equipa bastante competitiva. Conhecemos bastantes jogadores e sabemos que têm muita qualidade individual, que se traduz depois numa qualidade coletiva boa. O importante somos nós e o que somos capazes de fazer na competição”, analisou, acrescentando que as forças “estão direcionadas todas” para as meias-finais.

Os ‘encarnados’ têm uma Liga dos Campeões no currículo, conquistada na temporada 2009/10 - na altura ainda designada UEFA Futsal Cup -, tendo posteriormente voltado algumas vezes à fase decisiva, mas sem conseguir repetir o sucesso.

“É um título que faz muita falta, não só a nível pessoal, mas a nível coletivo e, acima de tudo, para o Benfica. É um ano bastante bom da nossa parte até ao momento, a nível de títulos, estamos a crescer como equipa e como jogadores. Culminar com a conquista da Liga dos Campeões era incrível”, disse, sobre o único título que lhe falta na carreira.

Na última edição, o Benfica foi eliminado nas meias-finais pelo FC Barcelona, que viria a conquistar o cetro, num desaire sentenciado no prolongamento, por 5-4. O triunfo catalão impediu uma final 100% portuguesa, que poderá ser uma realidade na atual temporada, já que o Sporting, vice-campeão europeu, volta a estar presente na 'final four'.

“Para alcançar estas competições, é preciso andar nelas, estar presente e competir com os melhores, porque são estas partidas que nos fazem crescer, sonhar e alcançar estes títulos. Este é o lugar do Benfica, estar nestas competições. Não vamos ganhar sempre, mas estaremos cá de unhas e dentes, juntos, para lutar por este objetivo”, frisou.

O Benfica defronta o Palma Futsal na sexta-feira, a partir das 20h, já após o Sporting e os belgas do Anderlecht disputarem a primeira meia-final, às 17h. A final joga-se no domingo, às 19:00, com os duelos a realizarem-se todos em Palma de Maiorca, em Espanha.