Na conferência de imprensa de lançamento dos dois jogos de futsal, entre Portugal e Espanha, o seleccionador nacional, Jorge Braz, traçou como principais objectivos do seu grupo reforçar a qualidade de jogo e terminar com o longo interregno de vitórias da selecção nacional frente à Espanha.

Portugal e Espanha já se defrontaram em 18 ocasiões e apenas uma vez a selecção nacional de futsal conseguiu triunfar.

Essa vitória data de 2005 num jogo disputado em Salamanca.
Agora, as duas selecções voltam a encontrar-se para jogarem dois encontros particulares.

O técnico Jorge Braz refere que é uma excelente oportunidade para acabar com a “malapata”: «Num jogo entre Portugal e Espanha existe sempre uma vontade enorme de tentar vencer e tentar ultrapassar o adversário».

Quanto às derrotas averbadas, o seleccionador nacional explica que tem faltado regularidade aos jogadores lusos durante os 40 minutos de jogo: «Temos tido momentos de qualidade de jogo, mas não temos conseguido dar aquele “passinho” no que diz respeito ao resultado. Temos de ser fiéis a nós próprios e expressar a nossa identidade de jogo de forma contínua durante os 40 minutos de jogo para vencermos».

Jorge Braz sublinhou ainda que esta é uma boa oportunidade para a selecção «crescer, melhorar» e preparar «a qualificação para o Europeu», agendada para o mês de Fevereiro.

Portugal joga frente à Espanha, esta terça-feira, a partir das 19 horas, em Villafranca de los Barros (Espanha). Na quarta-feira volta a existir novo jogo, desta feita em Campo Maior, a partir das 20h30