A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai dar início, segunda-feira, à atividade de uma seleção feminina de futsal de sub-19, informou o organismo, que aumenta para 22 o número de combinados nacionais sob a sua tutela.

A nova equipa lusa, que tem em vista os Jogos Olímpicos da Juventude, em 2018, cumpre segunda-feira, no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo, em Lisboa, o seu primeiro treino de sempre.

Pedro Dias, diretor federativo responsável pelo futsal e pelo futebol de praia, sublinha que, entre as 22 seleções nacionais, sete são femininas (quatro de futebol, duas de futsal e uma de futebol de praia), numa demonstração da “aposta que a Federação tem feito no fomento, na promoção e no desenvolvimento da prática feminina e que tem tido reflexos naquilo que é a atividade da FPF, das suas competições e das seleções nacionais”.

“Esta aposta tem tido uma repercussão importante e tem resultado no aumento da oferta da prática desportiva feminina”, refere, em nota enviada à Agência Lusa.

Grande parte das atletas convocadas para este primeiro estágio da nova seleção pertence ao escalão sub-16 e sub-17, o que resulta do facto de o Comité Olímpico Internacional e da FIFA terem anunciado que o futsal, masculino e feminino, será integrado no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude, que terão lugar em 2018, em Buenos Aires, Argentina.