Declarações de Fernando Gomes, presidente da FPF, no Palácio de Belém, numa cerimónia em que Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu à equipa as Insígnias Comendador da Ordem Infante D. Henrique.

O significado do título: "Ganhar um Campeonato do Mundo, verdadeiramente global, uma modalidade onde jogam mais de 150 países, é um feito, uma realização que levaremos tempo a entender. Um feito que começa nos pais, que incentivam as crianças a praticar desporto, e que segue nos clubes. O país só viverá mais momentos como o de ontem se tiver a humildade de perceber como alargar a sua base. Os problemas das vitórias são mais doces do que os das derrotas. Este grupo de campeões contribuiu para um dos maiores feitos alguma vez alcançado pelo desporto coletivo português."

O novo pavilhão: "Arrancaremos no início de 2022 a fase 3 da Cidade do Futebol, ali irá nascer o Pavilhão Nacional de futsal."

Ricardinho: "Uma palavra para o nosso capitão. O Ricardinho teve a pior lesão que um futebolista pode ter. Levou a cabo uma luta solitária, é o melhor jogador de futsal da história, é nosso, continuará nosso e lutará sempre por Portugal. A seu lado teve um grupo que se uniu nos momentos mais sofridos, que foi capaz de esquecer o eu e valorizar o nós."

Os títulos que Portugal está a conquistar: "O que mudou foi a nossa mentalidade, agora sabemos como ganhar. Ficou para trás a ideia errada do impossível."

Marcelo Rebelo de Sousa condecorou depois todos os elementos da comitiva com as Insígnias Comendador da Ordem Infante D. Henrique.

As imagens da chegada dos campeões do mundo de futsal a Portugal

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.