Portugal venceu hoje a Ucrânia por difícil 1-0, no entanto, seguiram ambos para os quartos de final do Europeu de futsal, tal como o Cazaquistão e a surpreendente Finlândia, próxima adversária lusa.

Depois de ganhar à Servia por 4-2 e aos Países Baixos por 4-1, Portugal, que fez o pleno de nove pontos no grupo A, sentiu hoje bem mais dificuldades ante um rival que justificou avançar na competição, apesar de terminar com os mesmos três pontos dos seus rivais.

Em Groningen, um golo de Zicky, a 3.47 minutos do fim, sentenciou a partida a favor do campeão da Europa e do mundo, que na segunda-feira, em Amesterdão, onde toda a competição passa a decorrer, vai defrontar a surpresa da prova, a Finlândia, segunda da ‘poule’ A.

Os nórdicos, que nunca atingiram sequer as meias-finais de um Europeu, venceram a Eslovénia, que reunia maior favoritismo, por 2-1, concluindo o grupo com quatro pontos, só superados pelo Cazaquistão, com sete.

Os eslovenos terminaram com os mesmos dois pontos da Itália, campeã da Europa em 2003 e 2014, e que foi uma das desilusões da prova.

A Rússia, no grupo C, e a Geórgia, no D, já passaram à fase seguinte, faltando saber quem os acompanha.

Campeã em 1999, a Rússia, uma das mais fortes candidatas ao título, soma seis pontos e defronta a Polónia, com apenas um, enquanto a Croácia, com três, defende a sua posição ante o desafio da Eslováquia, com um.

Apesar dos quatro pontos, a Espanha, que tem um recorde de sete títulos europeus, ainda não garantiu a passagem, uma vez que defronta a líder Geórgia, com seis, enquanto o Azerbaijão, com um, e que empatou 2-2 com os ibéricos, tem pela frente a Bósnia-Herzegovina, ainda a zeros.

Portugal defende o título da competição, que foi ganha sete vezes pela Espanha, duas pela Itália e uma pela Rússia.