Gonçalo Alves, com 134 internacionalizações, é o jogador mais experiente presente neste estágio da seleção nacional de futsal. É com base nessa “veterania” que o jogador aborda este grupo 4 de apuramento para o Mundial de futsal, com Lituânia, Eslováquia e França, com cautela, apesar do natural favoritismo da equipa das quinas.

«Já tive alguns sustos com equipas deste tipo. Quem encarar os jogos como sendo fáceis, pensando que os iremos vencer de qualquer forma, está redondamente enganado. São seleções que jogam muito recuadas, fortes fisicamente, o que poderá complicar o nosso jogo. A ansiedade pode apoderar-se de nós e, desta forma, as coisas ficarão mais complicadas», referiu o atleta em conferência de imprensa.

Encontro Portugal - Lituânia

O jogo com a Lituânia disputa-se já esta quinta-feira, às 20h15. Para iniciar esta contenda com um triunfo, o jogador de futsal desvenda a forma como a seleção se deverá apresentar em campo.

«Temos de entrar com um ritmo de jogo muito forte e tentar finalizar todas as jogadas, sem darmos hipóteses de partirem para o contra-ataque», frisou.

Portugal pode ser campeão do Mundo

Deixados os avisos e depois de ter alertado para os possíveis perigos, Gonçalo Alves abordou o estatuto que esta seleção ostenta pelo facto de ter participado nas últimas fases finais de Mundiais e Europeus.

«Não passa pela cabeça de ninguém não estarmos presentes neste Mundial. Temos de estar presentes. Já habituamos os portugueses a estar presentes nas fases finais e só assim é que mantemos o futsal em alta. Se podemos ser campeões do Mundo? Porque não? Jogámos, recentemente, contra as melhores seleções do mundo e basta verem os resultados», rematou.

Aos 34 anos, Gonçalo Alves diz sentir-se bem fisicamente e não vislumbra um fim para a sua carreira como internacional.

Contas do apuramento para o Mundial

Para passar esta fase de apuramento, Portugal tem de terminar num dos dois primeiros lugares deste grupo. Desta forma, a seleção garante a presença num playoff de onde sairão, posteriormente, os sete representantes europeus que estarão no Mundial da Tailândia 2012.