O selecionador português de futsal, Jorge Braz, afirmou hoje que o jogo com o Afeganistão, num torneio que vai decorrer em Marrocos, é um bom teste às capacidades da formação lusa.

“O Afeganistão é uma seleção que tem vindo a crescer muito. Foram a surpresa na Taça da Ásia e conseguiram a consequente qualificação para o Campeonato do Mundo de 2024, onde passaram a fase de grupos e foram aos oitavos de final. Competiram de uma forma muito competente, têm muita qualidade individual e são extremamente irreverentes. É um adversário muito interessante para testar as nossas capacidades e para continuarmos este processo de reinício de preparação para uma nova fase final”, disse, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

Portugal vai ter pela frente o Afeganistão, na sexta-feira, enquanto, na outra meia-final do torneio, a China e Marrocos vão decidir o outro finalista da competição.

"Esta nossa irreverência é fundamental. Concretizando o objetivo de fechar a qualificação para o Euro2026, já tinha pensado dar algumas oportunidades nesta data FIFA de abril. Sinto-me muito entusiasmado com estes dois jogos. Estes jogadores têm estado muito bem nos clubes. Agora estamos novamente a ligar o chip, com um entusiasmo muito grande com estas duas oportunidades competitivas. Queremos estar preparados e focados para aquilo que temos de fazer com o Afeganistão", salientou Braz.

Este torneio serve de preparação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia e Lituânia entre 20 de janeiro e 07 de fevereiro de 2026. A formação das ‘quinas’ qualificou-se para a fase final com um pleno de vitórias na fase de apuramento.

O guarda-redes Edu salientou que o jogo de sexta-feira vai ser “duro”, garantindo que a equipa tem de estar concentrada na partida para conseguir um bom resultado frente a uma formação “muito complicada”.

“O nosso objetivo era fechar a qualificação para o Euro. Agora é olhar para a frente e preparar estes dois jogos. Queremos terminar a temporada da melhor forma. O ambiente é maravilhoso. Mesmo sendo a primeira vez de alguns jogadores aqui, já vêm de uma etapa nas seleções jovens. Estão aqui por mérito próprio", concluiu.