“Não levantamos o título nacional há três anos e temos essa dívida para convosco”, disse o treinador poucos minutos antes do jogo ter início no Pavilhão Casal Vistoso, em Lisboa.

O treinador dos leões acentuou a vontade de voltar a ser campeão nacional “esta época”, num Sporting que enfrenta a Liga com cinco reforços, dois dos quais de nome bem conhecido, Caio Japa (ex-Belenenses) e Cardinal (ex-Freixieiro).

“Não quero individualizar, mas o Caio é uma peça que nos faltava em tantos reforços de cariz atacante e o Cardinal é um ´matador´, mas também sabe criar espaços e fazer assistências”, disse o técnico.

O Sporting entrou no jogo de hoje com duas novidades no cinco base: Caio e o também reforço Evandro (ex-São José, Brasil), enquanto o guarda-redes João Benedito, Café e Alex completaram a equipa inicial.

O jogo serviu para rodar todos os jogadores do plantel – excepção ao guarda-redes júnior Hélder - e entre eles o ala Ré (ex-Sassoeiros) e o pivot Cardinal (ex-Freixieiro).

Cardinal surge como um nome importante dos “leões” para a próxima época, por se apresentar como o melhor marcador das duas últimas épocas (2007/2008 e 2008/2009), além de ter sido eleito o melhor jogador do campeonato em 2008/2009.

No jogo de hoje Sporting vencia por 4-0 ao intervalo (golos de Alex, Djo, Divanei e Deo), e na segunda parte ainda chegou ao 6-0 (novo golo de Alex e estreia de Evandro), com o Vila Verde a reduzir no último minuto (golo de Diogo).

A estreia dos “leões” no campeonato nacional está agendada para o próximo sábado, com a recepção ao Alpendorada, em encontro da primeira jornada.

Plantel Sporting Época 2009/2010:

Guarda-redes: João Benedito, Hélder (ex-júnior) e Cristiano.

Fixos: Éder e Caio (ex-Belenenses).

Alas: Evandro (ex-São José, Brasil), Diogo, Djo, Divanei, João Matos, Deo, Alex, Ré (ex-Sassoeiros) e Café.

Pivot: Cardinal (ex-Freixieiro).