O golo espetacular de Ricardinho não chegou para que Portugal evitasse a derrota por 3-1 com a Sérvia e, consequentemente, a ‘fava’ do Europeu de futsal, com a seleção nacional a ter encontro marcado com a Espanha nos ‘quartos’.

A jogar em casa, numa Arena de Belgrado ao rubro, a anfitriã adiantou-se no marcador, com Kócic a marcar, aos oito minutos. Portugal não desarmou e o grande momento do encontro do Grupo A pertenceu à equipa das ‘quinas’: aos 15 minutos, Ricardinho protagonizou uma jogada de génio para marcar um golo que ficará na história deste Campeonato da Europa.

No entanto, o momento de inspiração do melhor jogador de futsal do Mundo em 2010 e 2014 não bastou para salvar Portugal do seu pior pesadelo. Já na reta final do encontro, Rajcevic, aos 37 minutos, e Simic, aos 40, ofereceram o triunfo aos sérvios, que venceram o Grupo A e ‘condenaram’ os lusos a uns quartos de final com a Espanha.

Os espanhóis, seis vezes campeões europeus, tinham assegurado a vitória no Grupo B horas antes, com uma vitória por 4-1 sobre a Ucrânia, com golos de Alex (20 e 34) e Mario Rivillos (30 e 40). O golo de honra dos ucranianos teve a assinatura de Mykola Grytsyna (38).

Feitas as contas, Portugal fechou a fase de grupos com um triunfo sobre a Eslovénia e três pontos, com a Sérvia a somar seis das suas duas vitórias sobre os seus adversários no agrupamento A.

No Grupo B, a Espanha dominou a seu bel-prazer, tendo seis pontos, mais três do que a Ucrânia que só venceu a Hungria.

Os outros encontros dos quartos de final só serão conhecidos no domingo, quando estiverem concluídos os Grupos C e D.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.