Márcio Moreira vai substituir o lesionado Pedro Cary na convocatória da seleção portuguesa de futsal para os encontros com a República Checa, de qualificação para o Euro2022, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O experiente Pedro Cary, de 36 anos, que alinha no Leões de Porto Salvo, contraiu uma rotura muscular ao serviço do clube e obrigou o selecionador Jorge Braz a chamar o ala do Modicus, que conta com 27 internacionalizações por Portugal.

Esta é a segunda ‘baixa’ na convocatória inicialmente elaborada por Jorge Braz, já que no domingo também Ricardinho foi substituído por Pauleta, devido a lesão.

Para a dupla jornada com a República Checa, a seleção nacional estará igualmente privada de Cardinal, que há poucas semanas sofreu uma rotura do tendão de Aquiles e vai ficar afastado das ‘quadras’ durante oito a 10 meses.

Devido às condicionantes causadas pela pandemia de covid-19, os dois encontros com a República Checa vão ser jogados em Lodz, na Polónia, em 06 e 09 de março.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, entre 19 de janeiro a 06 de fevereiro de 2022, enquanto os restantes dois segundos classificados disputam um ‘play-off’, de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.

Na campanha de apuramento, Portugal, campeão europeu em título, ainda defrontará no grupo 8, a Noruega, num duplo compromisso em abril, com os noruegueses a disputarem ambos os jogos fora, devido à pandemia de covid-19.

Após duas jornadas, a República Checa lidera o grupo, com seis pontos, seguida de Portugal, com quatro, e da Polónia, com um, enquanto a Noruega tem zero pontos, por ter falhado os dois jogos em casa dos checos e ter sido penalizada com duas derrotas por 5-0.

Lista de 14 convocados:

- Guarda-redes: Edu (Valdepeñas/Esp) e Vítor Hugo (Sporting de Braga).

- Fixos: André Coelho (FC Barcelona/Esp) e João Matos (Sporting).

- Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal/Fra), Miguel Ângelo (Sporting de Braga), Pany (Sporting), Márcio Moreira (Modicus), Pauleta (Sporting) e Tiago Brito (Benfica).

- Universais: Afonso (Benfica), Erick (Sporting) e Fábio Cecílio (Benfica).

- Pivô: Zicky (Sporting).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.