Portugal é o principal favorito a conquistar o primeiro lugar do grupo 4 de apuramento. Não só pelo facto de jogar diante do seu público, no pavilhão Dr. Mário Mexia em Coimbra, mas também pelo facto de ser presença habitual em fases finais de Europeus e Mundiais da modalidade, ao contrário dos seus adversários (França, Lituânia e Eslováquia).

Treinos no limite

O selecionador Jorge Braz não tem poupado os jogadores nos treinos que tem realizado desde o primeiro dia da concentração. É visível que os limites dos atletas têm sido testados em cada sessão de trabalho, e a resposta, visivelmente, tem sido positiva por parte destes.

Porém, a maior resposta terá de ser dada dentro de campo diante da Lituânia no encontro de estreia, marcado para esta quinta-feira.

Jogo Portugal – Lituânia

Estas duas seleções só por uma vez se encontraram e, curiosamente, também num jogo de apuramento para um Mundial. O jogo ocorreu, em Paços de Ferreira, em fevereiro do ano 2000, e Portugal saiu vitorioso por 4-0, com golos de Vitinha, Nuno Dias, Miguel Mota e Nélito.

Muito mudou desde então, mas os jogadores estão conscientes do que vão encontrar. Gonçalo Alves deixou clara, em conferência de imprensa, a estratégia a adoptar pelo cinco português.

«Temos de entrar com um ritmo de jogo muito forte e tentar finalizar todas as jogadas, sem darmos hipóteses de partirem para o contra-ataque», referiu.

O selecionador Jorge Braz quer três vitórias nestes três jogos que se avizinham e foi taxativo não só pelo que disse aos jogadores, mas também pelo que afirmou perante a comunicação social.

«Portugal tem claramente a obrigação de estar no Mundial. Estamos focados em ganhar estes três jogos e ficar no primeiro lugar do grupo», frisou.

O jogo Portugal – Lituânia está agendado para esta quinta-feira, a partir das 20h15, e terá transmissão televisiva na RTP2.

Contas do apuramento para o Mundial

Para passar esta fase de apuramento, Portugal tem de terminar num dos dois primeiros lugares deste grupo. Desta forma, a seleção garante a presença num playoff de onde sairão, posteriormente, os sete representantes europeus que estarão no Mundial da Tailândia 2012.