Portugal tenta esta quarta-feira obter o bilhete para os oitavos de final do Mundial de Futsal 2012, que decorre na Tailândia.

Os portugueses vão ter pela frente na terceira jornada do Grupo C o Brasil, campeão do Mundo em título, e o histórico não é nada favorável aos lusos, que nunca venceram a canarinha.

Nas 18 partidas que os dois conjuntos já realizaram entre si, desde que a 15 de Setembro de 1987 se encontraram pela primeira vez, o melhor que Portugal conseguiu foram quatro igualdades, sendo que duas delas foram alcançadas nos jogos mais recentes, o ano passado.

No entanto, Portugal pode nem precisar de vencer o Brasil. Com quatro pontos já conquistados no Grupo C, o empate pode dar o apuramento a Portugal e até em caso de derrota, a equipa de Jorge Braz pode chegar aos oitavos com o estatuto de um dos melhores terceiros classificados da fase de grupos, caso o Japão anule a diferença de golos que tem face a Portugal ao entrar para esta terceira ronda. Contas arriscadas e que só poderão ser feitas no decorrer do embate de hoje e do resultado alcançado pelo Japão frente à seleção Líbia.

Do lado da seleção das quinas, Leitão é baixa por lesão e Pedro Cary vai também acompanhar a partida do lado de fora devido a castigo. O encontro está marcado para esta quarta-feira a partir das 10h00 e terá transmissão em direto na RTP2.