Portugal, campeão mundial e bicampeão europeu em título, assegurou hoje a passagem aos oitavos de final do Campeonato do Mundo de futsal, assim como as seleções de Marrocos, Irão, França, Espanha e Cazaquistão.

Os golos de Pany Varela, aos dois minutos, Zicky Té, aos 11, e Erick Mendonça, aos 28, selaram o triunfo dos lusos, face aos golos de Komron Aliev, aos 27, e Bakhtiyor Soliev, aos 40, para o estreante Tajiquistão, passando a somar seis pontos, após duas vitórias.

A equipa das ‘quinas’ lidera o Grupo E da competição, mas em igualdade pontual com Marrocos, que venceu o Panamá por 6-3, o que fará com que a liderança seja decidida na terceira e última jornada do agrupamento, que tem Tajiquistão e Panamá a ‘zeros’.

Soufiane El Mesrar (02 e 39), Soufian Charraoui (06 e 17) e Idriss Raiss El Fenni (22 e 36) apontaram os tentos marroquinos, com os panamenhos, goleados por 10-1 contra Portugal, a faturar por Abdiel Ortiz (16), Aquiles Campos (27) e Alfonso Maquensi (33).

No Grupo F, Irão e França também confirmaram os triunfos que já tinham obtido nos seus primeiros jogos e também vão disputar a liderança no embate da terceira ronda, depois de vencerem hoje os duelos perante Guatemala e Venezuela, respetivamente.

Em Bukhara, o Irão venceu a Guatemala, por 9-4, com um ‘hat-trick’ de Saeid Ahmad Abbasi (06, 27 e 40) e dois ‘bis’ de Salar Aghapour (11 e 21) e Hossein Tayebi (14 e 37), para além dos golos de Behrooz Azimi (25) e Mahdi Karimi (32), ao passo que Patrick Ruiz (06 e 15), Marvin Sandoval (20) e Edgar Santizo (38) fizeram os tentos contrários.

De seguida, foi a vez de os franceses entrarem em ação e responder com um triunfo por 7-3 frente a Venezuela, por intermédio de Nicolás Menéndez (06), Ayoub Saadaoui (17), Kevin Ramírez (19 e 38), Mamadou Touré (26), Nélson Lutin (33) e Sid Belhaj (39), com os venezuelanos a marcarem por Kevin Briceno (14 e 22) e Jesús Viamonte (14).

No ‘sofá’, uma vez que não jogaram hoje, a Espanha e o Cazaquistão viram confirmado os respetivos apuramentos no Grupo D, uma vez que se qualificam os quatro melhores terceiros, em seis, e, estando ambas com quatro pontos, há pelo menos dois grupos em que o seu terceiro poderá totalizar, no máximo, três pontos nesta fase de grupos.

Estas seis seleções juntam-se nos ‘oitavos’ a Paraguai, Brasil, Tailândia e Argentina, que já tinham confirmado o apuramento nos dias anteriores, para uma ronda que decorre durante quatro dias, entre terça-feira e sexta-feira, em Tashkent, Bukhara e Andijan.