A seleção portuguesa de futsal procura esta segunda-feira garantir a presença nas meias-finais do Campeonato da Europa, frente à Ucrânia, em jogo dos quartos de final da competição, que está a ser disputada na Bélgica.
Atingido o primeiro objetivo da participação no Europeu de futsal, que era passar a fase de grupos, Portugal tenta hoje, a partir das 17h00 (hora de Lisboa), alcançar a sua meta secundária: superar os quartos de final.
A seleção lusa foi eliminada há dois anos precisamente nos quartos de final, no Europeu de 2012, disputado da Croácia, mas o selecionador Jorge Braz quer voltar a fazer história e repetir os feitos alcançados nas edições de 2010, na Hungria, e 2007, em Portugal.
O encontro com a Ucrânia, que ainda não sofreu qualquer golo na prova, vai colocar frente a frente duas equipas que nunca foram campeãs europeias, mas que já chegaram à medalha de prata.
Portugal foi vice-campeão na em 2010 e quarto classificado em 2007, enquanto a Ucrânia foi por duas vezes “vice”, em 2001, na Rússia, e em 2003, em Itália, e por uma vez quarta, em 2007.