Portugal derrotou hoje a seleção dos Países Baixos por 3-0, em Almere, no que foi o seu primeiro jogo depois da conquista do título no Campeonato do Mundo de futsal Lituânia2021.
O jogo, perante os anfitriões do Euro2022, que Portugal já prepara, é também o primeiro sem a presença de Ricardinho, que disse adeus à seleção, e a 100.ª internacionalização de Fábio Felício.
No Top Sport Centrum de Almere, os lusos chegaram ao intervalo a vencer por 1-0 e com algum ascendente na partida.
Portugal foi a primeira equipa a criar perigo por Miguel Ângelo, que rematou ao poste à passagem do minuto quatro. Os neerlandeses reponderam três minutos depois, obrigando Edu a efetuar uma boa defesa.
Aos 16 minutos, Tiago Brito abriu o marcador, após o que os Países Baixos arriscaram no cinco para quatro. No seguimento de uma defesa de Edu, Pauleta esteve perto de ampliar a vantagem, mas sem sucesso.
Os campeões do Mundo entraram forte no segundo tempo, com Pauleta a levar muito perigo à baliza adversária.
Miguel Ângelo, aos 22 minutos, com um remate cruzado, fez o 2-0 e Mário Freitas, assistido por Nilson aos 26 minutos, desviou a bola de Manuel Kuijk para o fundo das redes, fechando o resultado em 3-0.
Para o selecionador, Jorge Braz, a partida "foi um excelente jogo de preparação após o Mundial" e salda-se por uma "vitória incontestável".
Fábio Cecílio, o ala que se estreou ao serviço da seleção a 16 de setembro de 2014, num triunfo frente à Croácia, por 5-0, atingiu em Almere 100 jogos com a principal camisola das ‘quinas’, ao entrar aos sete minutos de jogo.
Cecílio, que é campeão europeu e mundial, tornou-se no 15.º futsalista a atingir aquele registo e aquele que menos tempo precisou entre a estreia e a marca das 100 internacionalizações (sete anos, um mês e 28 dias).
Portugal volta a jogar com os Países Baixos na terça-feira, em Zeist, no KNVB Campus.
A equipa das ‘quinas’ irá defender, no Euro2022, o título de campeão da Europa conquistado em 2018.
O Campeonato da Europa será disputado entre os dia 19 de janeiro e 06 de fevereiro de 2022 na Ziggo Dome, em Amesterdão, e na MartiniPlaza, em Groningen.
A formação comandada por Jorge Braz integra o Grupo A juntamente com Países Baixos, Ucrânia e o vencedor do ‘play-off’ entre a Sérvia e a Bielorrússia, que será conhecido na quarta-feira.
Comentários