A qualidade que Ricardinho tem dentro dos rinques é reconhecida por todos. Porém, por estes dias, o jogador teve também o papel de passar o seu conhecimento sobre o futsal japonês e sobre os jogadores que compõem esta selecção asiática para assim preparar Portugal para o que vai encontrar nestes confrontos.

A única vez que Portugal e Japão se defrontaram aconteceu em 2006, no Torneio Internacional do Algarve, e na altura a selecção nacional goleou por 11-1, tendo Ricardinho marcado um dos golos.

Mais de quatro anos depois, o internacional luso refere que muita coisa mudou no adversário: «Do que eu conhecia da selecção japonesa, dessa altura para agora, os jogadores têm muito mais qualidade. O seleccionador deles treinou o Caja Segovia da Liga Espanhola e eles têm evoluído muito».

Este jogo ficará marcado também pelo reencontro de Ricardinho com alguns dos seus colegas do Nagoya, algo que depois da tragédia, tem um sentimento diferente: «Vai ser uma sensação boa porque vou encontrar três jogadores da minha equipa e outros que já defrontei lá. Vou poder praticar um pouco mais o meu japonês, matar saudades deles e saber mais notícias de como estão as coisas por lá».

Veremos se as “dicas” dadas pelo jogador darão resultado no primeiro de dois jogos particulares. O encontro Portugal – Japão joga-se esta terça-feira, no Pavilhão Municipal de Vila Pouca de Aguiar, a partir das 19h30.