O treinador adjunto da seleção portuguesa de futsal José Luís Mendes disse esta terça-feira que a equipa está «preparada» para o jogo com a Grécia, de estreia na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2014.

«Estes cinco treinos que efetuámos serviram para reativar alguns processos. Temos uma identidade muito própria, definida e que é muito bem interpretada pelos jogadores. Parece-me que estamos perfeitamente preparados para a competição», explicou o técnico, em declarações ao sítio da Federação Portuguesa de Futebol.

José Luis Mendes substitui no banco o selecionador nacional, Jorge Braz, que foi suspenso por um jogo, após ter sido expulso no encontro dos quartos-de-final do campeonato do Mundo, frente a Itália.

«Após a análise que fizemos ao nosso primeiro adversário, estamos conscientes de que se trata de uma seleção muito forte do ponto de vista físico e isso poderá ser um fator de dificuldade. Mas acredito que temos muito mais qualidade, estamos perfeitamente identificados com a forma de atuar dos gregos e sabemos onde não podemos cometer erros», afirmou o treinador.

José Luis Mendes considera que as chaves para o sucesso da equipa das quinas passam pela «inteligência e concentração», procurando evitar as «perdas de bola e as saídas da Grécia em transição».

«Vamos passar muito mais tempo em ataque, com posse de bola e temos de ser inteligentes quando tivermos a bola e concluir os processos ofensivos (...). Se formos consistentes, inteligentes, se fizermos uma boa gestão da posse de bola e concluirmos as ações ofensivas, penso que não iremos dar grandes hipóteses à Grécia», explicou.

O técnico encara com naturalidade a substituição no banco, sublinhando que forma uma equipa técnica com Jorge Braz e Pedro Palas e que qualquer um estaria «em condições de assumir a direção do jogo».

«Não haverá nada de transcendente nisso. As nossas estratégias são preparadas ao nível do treino, o nosso plano estratégico está montado, pelo que agora é só fazer o mais simples: a direção do jogo», sublinhou.

Portugal e Grécia abrem o Grupo 5 de qualificação para o Campeonato da Europa, defrontando-se a partir das 16h30 (menos uma hora em Lisboa), no Kristalna Dvorana de Zrenjanin.