A Universidade do Minho qualificou-se esta sexta-feira para a final do torneio de futsal dos Jogos Europeus Universitários, enquanto a Universidade de Coimbra foi eliminada pela Universidade de Málaga.

Em Coimbra, onde decorrem os Jogos até sábado, a universidade minhota venceu a Universidade Estatal de Tbilisi, por 2-0, enquanto a anfitriã foi batida pelos espanhóis, por 4-1, ambicionando ainda um lugar no pódio da competição.

Na única final disputada hoje, em râguebi ‘sevens’, os franceses da Universidade de Rennes sagraram-se campeões, ao baterem na final os representantes italianos de Parma, por 10-5.

Entre os representantes portugueses, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro foram derrotadas na disputa pelo 13.º lugar da competição de basquetebol masculino, frente à Universidade Democrática de Thrace (71-69) e à Universidade de Viena (76-49), respetivamente.

No basquetebol feminino, a Universidade do Porto conseguiu o 13.º posto, ao impor-se, por 64-55, à Universidade de Lausana.

No futebol feminino, Universidade de Coimbra e Universidade de Aveiro empataram 3-3 no encontro de atribuição do nono lugar.

A quarta edição dos Jogos Europeus Universitários decorre até sábado e junta 13 desportos em Coimbra, com a participação de cerca de 4.500 atletas – a sua maioria campeões nacionais universitários nas 13 modalidades em competição, entre eles cerca de 450 portugueses -, de 295 universidades de 40 países.