O Benfica apresentou hoje oficialmente a equipa de futsal profissional, numa conferência de imprensa em que o veterano Gonçalo Alves pediu tempo para que o renovado plantel se possa transformar numa «grande equipa».

«No Benfica joga-se para ganhar, seja qual for o troféu. O nosso primeiro objetivo é o primeiro jogo do Campeonato e vamos jogo a jogo. Vamos fazer uma grande equipa, acima da média, mas precisamos de tempo para isso. Vamos ficar fortes», disse o capitão "encarnado", em declarações reproduzidas no site oficial do clube.

Entre as novidades do plantel contam-se o pivot Ivo Oliveira, de 19 anos, que fez quase toda a formação no Sporting, os alas Ricardo Fernandes (que nas últimas oito épocas representou o Freixieiro), Paulinho (que estava vinculado aos russos do KPRF de Moscovo, depois de ter feito quase toda a carreira também no Freixieiro) e Bruno Pinto (que esteve nas cinco últimas épocas no Belenenses).

A equipa também contará com o brasileiro Serginho Paulista, o internacional espanhol sub-21 Pablo del Moral, que alinhava pelo Caja Segovia, e Rafael Henmi, ala de 20 anos que, em 2012, foi o quinto melhor jogador do Mundo.

Rafael Henmi, de ascendência brasileira, mas com dupla nacionalidade (brasileira e japonesa), chega proveniente do Al Wasl, dos Emirados Árabes Unidos, e conta com passagem pelo Nagoya Oceans, no qual foi companheiro do ex-jogador do Benfica Ricardinho.

O atleta foi também considerado o melhor jogador asiático em 2012.

«A qualidade está cá, acredito em todos e é essa a minha confiança», afirmou Gonçalo Alves, que arranca para a sua oitava temporada na Luz, desde que se transferiu do Sporting na época 2006/07.

«Têm todos grande qualidade, são internacionais. Há muita qualidade. É preciso que se adaptem e que mostrem tudo em campo», referiu o camisola 9 do Benfica, que também antevê dificuldades num ano de grandes alterações no plantel e estrutura.

O Benfica deixa de contar esta época com caras conhecidas dos adeptos "encarnados", como César Paulo, Diece, Davi, Diego Sol ou Marinho, que se transferiu para Itália. Em contrapartida, a equipa mantém, entre outros, o goleador Joel Queirós e o guarda-redes Marcão.

«Vai ser um ano difícil e vamos precisar do apoio dos adeptos», disse Gonçalo Alves, ressalvando que esse apoio «nunca faltou».

Já o reforço Serginho Paulista, que chega dos brasileiros do Concórdia, deixou - em declarações à Benfica TV - elogios à estrutura do futsal dos "encarnados".

«No Brasil nunca vi este tipo de estrutura com pavilhão, fisioterapia, tudo o que o atleta de futsal merece. A forma como fui recebido por todos foi espetacular», disse o ala brasileiro, de 24 anos.

Na última época, o Benfica rescindiu contrato com o técnico Paulo Fernandes, entrando para o seu lugar João Freitas Pinto, numa estrutura com a coordenação de Alípio Matos, que também já foi treinador principal do clube.

O Benfica apresenta-se aos sócios na próxima semana, a 18 de agosto, num jogo frente aos russos do Norilsk Nickel.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.