De há dois anos para cá, muita coisa mudou no Azerbaijão que defrontou Portugal nas meias-finais do Europeu 2010. A espinha dorsal desta equipa, que atuava na formação azeri do Araz, rumou a outras paragens (Ucrânia, Kuwait e Brasil) e Biro Jade, a estrela desta equipa, está fora por lesão.

O treinador do Azerbaijão, Alesio, reconhece, em declarações ao SAPO Desporto, que tudo isso «complicou a preparação» para este Europeu.

«Depois do último campeonato europeu, a maior parte dos jogadores foram para outros países jogar e isso tornou as coisas mais difíceis. Chegámos muito bem ao último Europeu porque a equipa do Araz era a base da seleção (...) Perdemos ainda um jogador importante, o Biro Jade, por lesão», frisou o técnico brasileiro.

Apesar das contrariedades, Alesio refere que «as expectativas são boas» para esta competição e assume que a equipa «está a preparar-se bem».

A estreia do Azerbaijão será feita contra Portugal no dia 1 de fevereiro. Alesio disse que já não esperava facilidades contra a seleção nacional, mas com a presença de Ricardinho, a sua vida complica-se mais ainda.

«O jogo com Portugal é sempre muito difícil. Agora claro que com a chegada do Ricardinho vai ser ainda mais complicado. É um jogador de exceção que pode fazer algo que deita por terra tudo o que se planeou para o jogo», afirmou um “preocupado” selecionador do Azerbaijão.

Portugal estreia-se no Europeu de futsal, esta quarta-feira, frente ao Azerbaijão, num jogo a contar para o grupo D da competição.