Os Estados Unidos consolidaram a liderança da Ryder Cup em golfe no sábado, superiorizando-se à Europa por 9,5 contra 6,5, após o segundo dia de competição no campo de Hazeltine, em Chaska, no estado norte-americano de Minnesota.

Vencedora das últimas três edições, a Europa está em situação difícil para revalidar o título e os Estados Unidos precisam de vencer apenas cinco dos 12 'matches' individuais de domingo para recuperarem o troféu que lhes escapa desde 2008. A equipa europeia terá de ganhar oito se quiser conservar a Ryder Cup.

Após o 5-3 favorável aos americanos registado na sexta-feira, a Europa reequilibrou ao vencer dois confrontos matinais de 'foursomes' (dois jogadores e uma bola por equipa), mas os Estados Unidos dominaram a sessão da tarde, com três vitórias em 'fourball' (quatro bolas em jogo e o melhor dos quatro jogadores conquista o ponto para a sua equipa).

O norte-irlandês Rory McIlroy e o belga Thomas Pieters foram os únicos europeus a vencer de manhã e de tarde, batendo Brooks Koepka e Dustin Johnson no primeiro embate de 'fourball', com 3 buracos de vantagem e 1 por jogar, igualando a prova com 6,5 pontos para cada lado, mas depois o domínio dos Estados Unidos foi total.

JB Holmes e Ryan Moore derrotaram os ingleses Danny Willett e Lee Westwood, por 1 acima, depois de Westwood falhar um 'putt' de pouco mais de meio metro que poderia ter igualado o 'match', enquanto Phil Mickelson e Matt Kuchar bateram o espanhol Sergio Garcia e o alemão Martin Kaymer, por 2 e 1.

A fechar, Patrick Reed, que teve uma tarde de grande nível, e Jordan Spieth venceram o inglês Justin Rose e o sueco Henrik Stenson, por 2 e 1, e deram o terceiro ponto seguido aos Estados Unidos, colocando a equipa em boa posição para recuperar o título.

Os Estados Unidos têm de atingir 14,5 pontos para erguer o troféu, enquanto a equipa que defende o título precisa apenas de fazer 14.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.