O irlandês Shane Lowry assumiu esta sexta-feira o comando do British Open, o terceiro 'major' da temporada, ultrapassando o inglês Daniel Brown no topo da classificação após a conclusão da segunda ronda.

No Royal Troon Golf Club in Troon, em Ayrshire, na Escócia, Lowry, que venceu este torneio em 2019, entregou um cartão com 69 pancadas, duas abaixo do par do campo, depois de ter feito 66 na quinta-feira, somando agora um total de 135 golpes, menos dois do que os ingleses Daniel Brown e Justin Rose.

Brown, que registou o melhor desempenho no dia de abertura (65), marcou hoje 72 pancadas (uma acima) e baixou para o segundo posto, com o mesmo agregado de Rose, que é dos seis jogadores que alcançou o melhor registo de hoje (68).

O norte-irlandês Rory McIlroy, número dois do mundo e vencedor de quatro ‘majors’, entre os quais o The Open em 2014, falhou o 'cut', com um agregado de 153 pancadas, tal como o histórico Tiger Woods, que conseguiu no torneio britânico três das 15 vitórias no Grand Slam e também foi afastado da prova, totalizando 156.

O americano Scottie Scheffler, número um do ranking, segue no grupo dos quarto classificados, com mais seis pancadas atrás de Lowry, juntamente com o seu compatriota Billy Horschel e o sul-africano Dean Burmester.

A 152.ª edição do Open Britânico, torneio do circuito mundial, decorre na Escócia, até domingo.