O golfista norte-americano Patrick Reed subiu na sexta-feira à liderança do Masters, o primeiro torneio do ‘Grand Slam’, numa segunda volta com grandes alterações no topo.

Em Augusta, no estado norte-americano da Geórgia, Reed fez a melhor volta do dia, com 66 pancadas (seis abaixo do par), ascendendo ao primeiro lugar, com um agregado de 135 (nove abaixo).

Na segunda posição, agora a duas pancadas de Reed está o australiano Marc Leishman, enquanto o terceiro lugar é ocupado pelo sueco Henrik Stenson, a quatro 'shots' do topo.

O norte-americano Jordan Spieth, vencedor em 2015 e que liderava na véspera, teve uma má segunda volta, com 74 pancadas (duas acima do par) e caiu para quarto lugar, a cinco pancadas de Reed.

Lado a lado com Spieth está o norte-irlandês Rory McIlroy, antigo número um mundial, e que procura vencer o único 'major' que lhe falta no currículo.

O norte-americano Tiger Woods, recordista de vitórias em ‘majors’, que regressou ao Masters, após três anos de ausência, passou o 'cut', mas caiu para a 40.ª posição, depois de ter feito uma volta de 75 pancadas (três acima do par), estando agora com um total de 148 (quatro acima).

Melhor esteve o número um mundial, o norte-americano Dustin Johnson, líder do ‘ranking’ mundial, que, com uma volta de 68 (quatro abaixo), subiu ao sexto lugar, a seis pancadas do topo.

Para esquecer foi a prestação do espanhol Sérgio Garcia, detentor do troféu, que terminou as duas voltas com 159 pancadas (15 acima do par).