O golfista português Ricardo Santos concluiu hoje o Open de Joanesburgo, na África do Sul, no grupo dos 31.ºs classificados, a 10 pancadas do vencedor, o sul-africano George Coetzee.
Ricardo Santos terminou a prova com um total agregado de 278 pancadas nos quatro dias, nove pancadas abaixo do PAR dos dois percursos (este e oeste) do Real Golfe Clube de Joanesburgo.
No 10.º torneio do calendário do "European Tour", o escalão máximo do golfe europeu, que qualifica diretamente três jogadores para o British Open de julho (um dos quatro "majors" da modalidade a nível mundial), o profissional do Algarve anotou 68 pancadas na última volta, quatro abaixo do PAR, depois de abrir o dia com um "eagle" (duas pancadas abaixo do PAR do buraco) e fazer três "birdies" (uma abaixo) e um "bogey" (uma acima).
O golfista algarvio, que na passada temporada conseguiu cinco "top-10” no "tour" e prémios monetários superiores a meio milhão de euros, ocupava no início do torneio o número 95 do "ranking" europeu e o 211 da tabela mundial.
George Coetzee venceu o Open sul-africano com um total de 268 pancadas nos quatro dias, 19 abaixo do PAR, seguido por um trio composto pelo compatriota Justin Walters, pelo inglês Tyrrell Hatton e pelo sul-coreano Jin Jeong, todos com mais três "shots".