O português Ricardo Santos caiu hoje 10 posições no Africa Open em golfe, que líderou na ronda inaugural, terminando o terceiro dia no grupo dos 12.ºs classificados, a oito pancadas do primeiro.

Ricardo Santos concluiu a ronda com um agregado de 201 pancadas nos três dias, 12 abaixo do PAR e mais oito do que o líder atual, o argentino Emiliano Grillo, que segue com um total de 193 "shots" (20 abaixo).

O golfista algarvio, que fez voltas limpas nos dois primeiros dias (62-66), sem um único buraco jogado acima do PAR, anotou no cartão de hoje dois duplos "bogeys" e dois "bogeys", que abafaram por completo os quatro "birdies".

Santos concluiu a terceira das quatro voltas ao percurso do clube de golfe de East London, na África do Sul, com 73 pancadas, duas acima do PAR, que o atiraram da segunda para a 12.ª posição.

Santos, de 31 anos, que na passada temporada terminou cinco torneios do "tour" no “top-10” e amealhou prémios de montante superior a meio milhão de euros, ocupa atualmente a 89.ª posição do "ranking" europeu e o 216.º da tabela mundial.

Filipe Lima, o outro português nesta 11.ª prova do calendário do European Tour, a primeira divisão do golfe europeu, concluiu a ronda no grupo dos 22.ºs classificados, com um total de 203 pancadas, 10 abaixo do PAR.

Lima, que regressou esta temporada à primeira divisão europeia, depois de um ano no "Challenge Tour", anotou três "birdies" e um "bogey" no seu cartão de hoje, para uma volta de 69 pancadas, duas abaixo do PAR.

O Africa Open, que distribui prémios no montante de um milhão de euros, é liderado pelo argentino Emiliano Grillo, com 20 abaixo, seguido pelo inglês Oliver Fisher (menos 18).