O clima de 'guerra' entre os dois emblemas da 2ª Circular conheceu um novo capítulo esta terça-feira com os 'leões' a tecerem duras críticas ao Benfica e à Federação de Patinagem de Portugal (FPP) na véspera do 'dérbi' da 3ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins.

Num comunicado publicado no site oficial do Sporting, o emblema de Alvalade considera ter havido 'abuso de poder' da parte do vice-presidente da FPP, Paulo Rodrigues, na questão da atribuição dos bilhetes relativos ao jogo da 3ª jornada, por considerar que o dirigente federativo fez exigências que contrariam a própria regulamentação ao estabelecer uma hora limite ao Sporting para que fosse pedidos os bilhetes a que tinham direito.

Embora assuma que tenha pedido os bilhetes fora da hora estabelecida junto do Benfica, o Sporting acusa o rival da Luz de ignorar as 'várias tentativas por correio e eletrónico e até mesmo por chamadas telefónicas' do clube de Alvalade para poder receber os bilhetes a que tinha direito, acusando ainda a FPP de 'pactuar com esta situação'.

No comunicado, as críticas do Sporting não se ficaram pela questão dos bilhetes atribuídos à equipa visitante. O 'leões' mostraram ainda desconforto com a nomeação do árbitro do encontro e apontaram críticas à FPP pela escolha do árbitro Miguel Guilherme, «benfiquista assumido», que terá prejudicado o Sporting em clássicos anteriores, segundo a publicação.

O jogo entre Benfica e Sporting está agendado para quarta-feira às 21h00 no Pavilhão da Luz Nº1.

Leia o comunicado do Sporting na íntegra:

«A propósito do jogo SL Benfica vs Sporting CP, em Hóquei em Patins, que se vai realizar amanhã, quarta-feira dia 21 de Outubro às 21h, vem o Sporting Clube de Portugal informar os seus Associados e adeptos sobre um conjunto de factos que considera relevantes:

1 – No Regulamento Geral do Hóquei em Patins da Federação de Patinagem de Portugal, no Artigo 72º (Jogos com entradas pagas), no seu ponto quatro, está escrito o seguinte: “O clube visitado deverá assegurar, em todos os jogos das competições nacionais, o mínimo de 10% da lotação do recinto para o clube visitante.”

Neste mesmo artigo em nenhum ponto é referido que a intenção de obter bilhetes correspondentes aos 10% da lotação do recinto tenha de ser efetuada no máximo até determinadas horas antes do jogo. Apesar disto, em evidente abuso de poder e contrariando a própria regulamentação, o Vice-Presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), Paulo Rodrigues, enviou a ambos os clubes, um email, no qual dizia o seguinte “As informações solicitadas deverão ser fornecidas até às 12h00 do próximo dia 19 de Outubro, diretamente ao SL Benfica com conhecimento a esta Federação.” De forma inacreditável, nesta manhã de terça-feira, o Sporting recebe a informação de que não terá direito aos 10% da lotação do recinto por ter respondido no dia 19 de Outubro, mas após as 12h. Lembramos que o Sporting Clube de Portugal, segundo o regulamento não teria de responder nada nesse prazo definido, tendo-o feito apenas por mera cortesia.

Apesar da referida regra (ponto 4 do Artigo 72º), clara e sem margem para dúvidas, e apesar do Sporting Clube de Portugal ter solicitado o número de bilhetes a que tem direito, junto do SL Benfica e com conhecimento da FPP, o clube adversário não está disposto a cumprir esta regra regulamentar, visto que não responde (apesar de várias tentativas por correio eletrónico e até mesmo por chamadas telefónicas), mas mais grave é o facto de a FPP pactuar com esta situação.

2 - Ainda sobre a organização do referido jogo, que é considerado pela própria FPP como sendo de “Risco Elevado”, é habitual e fundamental que num jogo deste tipo aconteçam reuniões de preparação do mesmo, entre as várias entidades envolvidas, como é o caso dos clubes, das forças policiais, entre outras. Apesar disto, surpreendentemente, ou não, foram organizadas e realizadas reuniões de preparação do jogo, sem que o Sporting tenha sido convocado.

3 – Para o jogo de amanhã, está nomeado o árbitro Miguel Guilherme. Este mesmo árbitro, benfiquista assumido, foi nomeado e arbitrou desde a época passada, os jogos do Sporting Clube de Portugal contra o SL Benfica, no jogo fora, no jogo em casa, na final da Taça de Portugal (na qual aconteceram erros graves e consecutivos em prejuízo do Sporting), já esta época na Supertaça (onde também, aconteceram erros graves e consecutivos em prejuízo do Sporting), e está também nomeado para amanhã. Ou seja, parece que em todos os jogos do Sporting contra o SL Benfica (e também em quase todos os jogos em que o SL Benfica participa), que Miguel Guilherme é sempre o árbitro nomeado, alterando apenas o árbitro que o acompanha.

Importa salientar que o árbitro Miguel Guilherme é filho de João Guilherme, ex-árbitro e atual observador e membro do Conselho de Arbitragem da FPP, fazendo assim a observação e avaliação a outros árbitros, o que obviamente pode condicionar a sua atuação pois a nota atribuída, pelo mesmo, influencia a classificação final dos árbitros, no final de cada época.

O Hóquei em Patins é uma modalidade histórica e das mais importantes em Portugal e como tal não pode viver neste amadorismo e nestes “jogos” que podem ser vistos pelo público em geral de poder e de interesses. Têm de acontecer mudanças e evolução no Hóquei em Patins e para tal, o Sporting Clube de Portugal está disponível e quer contribuir.»