A África do Sul venceu esta quinta-feira no pavilhão Welwitschia Mirabilis, no Namibe, os Estados Unidos da América, por 6-4, em jogo das classificativas do 9º ao 16º lugar do mundial de hóquei em patins.

O jogo entre dois falantes da língua inglesa esteve equilibrado desde o início, apesar do golo madrugador dos sul-africanos, marcado por Adilson Correia, que, na sequência de um contra-ataque, bateu o guarda-redes Troy Sato.

O equilíbrio aumentou na medida em que os EUA procuravam o empate ante um oponente do seu nível. Apesar de chegar várias vezes à baliza contrária, os americanos foram ineficazes na concretização e ao intervalo perdiam por 1-0.

A África do Sul aumentou a vantagem aos 22 e 23 minutos de jogo, respetivamente, com bis de Justin da Costa, que aproveitou a desorganização dos americanos.

Depois de uma reorganização momentânea, os EUA relançaram a partida com golo de Joshua Englund, aos 29 minutos, mas como era noite da eficácia sul-africana, os representantes de África voltaram a marcar em dois minutos igual número de golos, por Cláudio Araújo.

Já a oito minutos do término, o jogo registou maior equilíbrio com os EUA a reduzir, com três golos de Dylan Sordahl.

Mas os sul-africanos marcaram mais um golo, por Justin da Costa e venceram por 6-4.