A cultura angolana e seu desenvolvimento serão divulgados durante o torneio internacional de hóquei em patins, em Montreux, na suíça, de 27 a 31 deste mês.

Pedro Azevedo “Chypyta”, porta-voz do comité executivo do Mundial2013, disse que a seleção angolana pensa aproveitar ao máximo a estadia em Montreux para observar seleções que estarão no mundial Angola2013: «No torneio de Montreux, prevemos uma participação muito especial para nós, porque aí vamos encontrar sete seleções que estarão aqui em Angola, no Mundial 2013, por isso vamos procurar jogar de igual para igual com as principais potências do mundo do hóquei», afirmou ao SAPO Desporto.

O dirigente avançou ainda que o objetivo do conjunto angolano no torneio da Páscoa é igualar ou fazer melhor que na edição de 2009 e 2001: «Em Montreux vamos tentar manter o quarto lugar que conseguimos em 2009 e 2011, ou, possível, melhorar a classificação, o que traria mais público junto da seleção nacional», disse Azevedo.

 Quanto a organização do 41º campeonato do mundo da modalidade, em Setembro próximo, em Angola, Azevedo alerta que a construção dos pavilhões nas cidades de Namibe e Malanje decorre a bom ritmo: «A nível de construção das quadras de jogo, neste momento acredito estarem na ordem dos 70 ou mesmo 75 porcento, uma vez que já estão a colocar as bancadas nos mesmos. A partir do próximo mês começam a colocar as coberturas, o que nos faz dizer que as obras estão em estado avançado», referiu.

 No 65º torneio internacional de Montreux, também denominado Torneio da Páscoa, Angola integra o grupo A com a anfitriã Suíça, França e Argentina, enquanto a série B é composto por Portugal, Espanha, Brasil e selecção B da Suíça.