O Benfica venceu o Sporting por 9-0, em encontro em atraso da terceira jornada do campeonato português de hóquei em patins.

O que se viu hoje no Pavilhão da Luz está longe de ter que ver com a Supertaça que estas duas equipas tinham protagonizado no primeiro jogo oficial da época, e que resultou na vitória do Sporting por 4-2. Neste dérbi só existiu uma equipa que jogou a um nível muito alto, e um Sporting que deixou uma muito pálida imagem do que pode fazer atendendo à forma como se reforçou para esta época.

Primeira parte

O Benfica surgiu sempre mais perigoso nesta primeira parte do dérbi, e chegou justamente à vantagem através de Nicolia. O argentino entrou na área e disparou para o primeiro do jogo aos 10 minutos. O Sporting procurou dar uma réplica à desvantagem, mas Cacau encontrou em Trabal um obstáculo instraponível no mesmo minuto.

Seria o Benfica a aumentar a vantagem aos 18 minutos numa rápida transição. Boa combinação entre João Rodrigues e Marc Torra com o espanhol a empurrar para o 2-0.

Até final da primeira parte, os leões dispuseram de duas soberanas oportunidades para reduzir a desvantagem. Primeiro foi Luís Viana na transformação de um livre direto ao qual correspondeu Trabal com uma defesa que parecia impossível. Depois foi Ricardo Figueira a dispor de uma grande penalidade, mas o guardião encarnado voltou a superiorizar-se. O intervalo chegou com o 2-0 no placard do Pavilhão da Luz.

Segunda parte

Na etapa complementar, tudo mudou e para pior para o Sporting. Os encarnados deram um festival de hóquei com golos perante uma equipa leonina a assistir ao engordar do resultado de forma impávida e serena.

Primeiro foi Marc Torra (29') na marcação de um penálti a fazer o 3-0. Logo a seguir, passe de Nicolia e Adroher (33') a empurrar ao pé do poste para o 4-0. Minuto seguinte e uma transição rápida do Benfica com os mesmos protagonistas e Adroher marcou o 5-0.

Tudo acontecia a um ritmo alucinante, e Adroher tornava-se cada vez mais o protagonista do encontro. Num livre direto aos 35 minutos, o espanhol enganou com mestria Girão e marcou o 6-0 para gáudio dos adeptos presentes no Pavilhão da Luz.

João Rodrigues (37' e 46') e Tiago Rafael (39') contribuíram para aumentar os números históricos desta partida que terminou em 9-0.

Com este resultado, o Benfica chega aos nove pontos em três jogos e cola-se a FC Porto, Oliveirense e Óquei de Barcelos na liderança. Já os leões contam apenas com três pontos, e somam a segunda derrota na prova em três jornadas.