Os golos dos hoquistas Carlos Nicolia, João Rodrigues e Valter Neves deram hoje a vitória ao Benfica, por 3-2, na receção ao Club Pati Vic, na primeira jornada do grupo A da Liga Europeia.

O jogo desta noite esteve longe de ser bom, com espetáculo e a fazer vibrar as bancadas. Aliás, pode mesmo resumir-se a dois simples minutos. Um em cada parte. Quando o Benfica marcou e no lance imediatamente seguinte os catalães fizeram o mesmo. Pelo meio apenas João Rodrigues fez a diferença, pois não teve resposta, e no fim do jogo quando Guillem Trabal defendeu uma grande penalidade e permitiu o triunfo dos campeões nacionais e europeus.

Os ‘encarnados' até entraram melhor no encontro, tendo-se adiantado no marcador por intermédio de Carlos Nicolia, aos dois minutos, mas logo a seguir Josep Malagon restabeleceu a igualdade, lançando a ideia que iria ser um jogo muito disputado nas ações ofensivas. Nada de mais errado.

Não só a equipa lisboeta cometeu muitas faltas (nove na primeira parte), como os catalães souberam travar o ímpeto do Benfica, sendo que nos minutos que se seguiram o jogo passou-se essencialmente na zona de meio campo, sem lances de grande perigo de parte a parte, valendo o golo de João Rodrigues, aos 22 minutos, a deixar os campeões portugueses na condição de vencedor ao intervalo.

Na segunda parte, Valter Neves, a passe de João Rodrigues, ampliou a contagem, aos 31 minutos, mas, tal como no primeiro tempo, os espanhóis reduziram na resposta por intermédio de Cristian Marimon.

Os acertos dados pelo treinador Pedro Nunes ao intervalo permitiram ao Benfica assumir uma postura muito mais dominante no segundo tempo, partindo diversas vezes em jogadas de ataque organizado, mas que esbararam muitas vezes no guardião Gerar Adrogue.

Ao invés, os espanhóis apostavam no contra-ataque para surpreender a equipa da casa, foi valendo a experiência do guarda-redes Guillem Trabal para evitar sobressaltos. Aliás este jogador acabou por fazer estar em evidência a três minutos do fim ao defender uma grande penalidade apontada por Romá Chavales, garantindo o triunfo dos ‘encarnados'.

Na próxima jornada o Benfica defronta o RHC Diessbach, na Suiça, enquanto o Club Pati Vic recebe os italianos do Amatori Lodi. Os dois encontros realizam-se a 26 de novembro.

Jogo realizado no Pavilhão Fidelidade, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Benfica - Club Pati Vic, 3-2.

Ao intervalo: 2-1.

Marcadores:

1-0, Carlos Nicolia, 02 minutos.

1-1, Josep Malagon, 03.

2-1, João Rodrigues, 22.

3-1, Valter Neves, 31.

3-2, Cristian Marimon, 32.

Equipas:

- Benfica: Guillem Trabal, Valter Neves, Carlos Nicolia, João Rodrigues e Miguel Rocha. Jogaram ainda: Jordi Adroher, Tiago Rafael e Diogo Rafael.

Treinador: Pedro Nunes.

- Club Pati Vic: Gerard Adrogue, Josep Malagon, Romá Chavales, Jordi Vilaró e Cristian Marimon. Jogaram ainda: Roger Fernandez, Marti Lozano e Sergi Fenes.

Treinador: Fernando Pujaite.

Árbitros: Alessandro Eccelsi e Filippo Fronte (Itália).

Assistência: cerca de 1.200 espetadores