O campeonato nacional de hóquei em patins arranca sábado com a ‘promessa’ de equilíbrio, depois de a época passada ter ditado um terceiro campeão consecutivo diferente, o Benfica, vencedor invicto, depois de FC Porto (2012/13) e Valongo (2013/14).

Vencedor com apenas um empate cedido, mas após um duelo empolgante com o FC Porto até à antepenúltima jornada, o Benfica fez a ‘dobradinha’, com a conquista da Taça, mas falhou o ‘triplete’ frente ao Sporting, detentor da Taça CERS, ao perder domingo a Supertaça António Livramento (2-4).

Após a década hegemónica do FC Porto, campeão 10 vezes consecutivas de 2001/02 a 2010/11 e vencedor, no mesmo período, de quatro edições da Taça de Portugal, o Benfica contrariou esta tendência com a conquista de dois campeonatos nas últimas quatro temporadas.

O treinador Pedro Nunes mantém-se no comando técnico dos ‘encarnados’, que se reforçaram com os internacionais espanhóis Jordi Adroher (ex-Breganze, Itália) e Marc Torra (ex-Barcelona, Espanha).

A contratação dos experientes jogadores, de 30 anos e com vários títulos mundiais e europeus nos currículos, quer por clubes quer pela seleção, teve como finalidade colmatar as saídas dos argentinos Carlos López (Oliveirense) e Esteban Abalos ‘Tuco’ (Sporting).

Com o espanhol Guillem Cabestany a liderar a equipa técnica, substituindo Tó Neves, que rumou à Oliveirense, o FC Porto parte, por seu lado, com a missão de inverter a última época em ‘branco’ e conquistar títulos.

Os regressos de Reinaldo Garcia, de 32 anos, hexacampeão nacional pelos portistas, Telmo Pinto e Álvaro Morais ‘Alvarito’, jogadores que se formaram no clube, bem como a contratação de Gonçalo Alves (ex-Oliveirense), são as novidades do ‘dragão’ para a nova época.

O emergente Sporting arranca moralizado, depois do triunfo na Supertaça António Livramento, em que se impôs ao rival Benfica, por 4-2, recuperando de uma desvantagem de 2-0, dando sequência à vitória na Taça CERS da época passada.

Face aos ‘encarnados’, marcaram os reforços André Centeno e Luís Viana (ambos ex-Juventude de Viana), sendo que Cláudio Filho ‘Cacau’ (ex-Breganze, Itália) e Esteban Abalos ‘Tuco’ (ex-Benfica) também são reforços importantes.

Além dos três ‘grandes’, também a Oliveirense, terceira na época passada, promete intrometer-se na luta pelo título, face à contratação de três ex-portistas (Ricardo Oliveira ‘Caio’, Ricardo Barreiros e Pedro Moreira), além do treinador Tó Neves, mais o ex-benfiquista Carlos Lopez.

O Valongo, quarto classificado em 2014/15, à frente do Sporting (quinto) –, o Óquei de Barcelos e a Juventude de Viana, que se reforçaram com jogadores experientes, são equipas que poderão fazer frente aos principais candidatos.

A prova arranca sábado, com os candidatos todos a jogar em casa, o Benfica com o HC Braga, o FC Porto face ao HA Cambra, o Sporting perante a Sanjoanense e a Oliveirense frente à Juventude de Viana.