O coordenador da Comissão Executiva do Comité Organizador do Mundial de Hóquei em Patins, o angolano Carlos Alberto Jaime “Calabeto”, disse hoje, em Luanda, que a organização do mundial da modalidade foi atribuída a Angola pelo Comité Internacional de Ring Hockey, (CIRH), tendo em conta a sua comprovada experiência na organização de grandes eventos desportivos internacionais.

Em entrevista exclusiva concedida à Angop, Carlos Alberto Jaime referiu ainda a competência de Angola na organização de competições desportivas de prestígio internacional, como o “Torneio José Eduardo dos Santos” e o mundial de clubes da modalidade, além do CAN2010 e campeonatos africanos de basquetebol e andebol.

O também presidente da Federação Angolana Patinagem destacou o notório crescimento económico que o país vem conhecendo, depois que alcançou a paz, em 2002, como fator que pesou na decisão final do CIRH.

De acordo com o coordenador do Comité Organizador da 41ª edição do Mundial de Hóquei em Patins, Angola2013, «está tudo a posto» para o arranque da competição, que espera venha a tornar Angola, pelas condições criadas, referência mundial na organização de provas do género.

Carlos Alberto Jaime destacou a mobilização de todo o país em prol da realização do evento, citando o exemplo de sectores da economia nacional como a restauração e toda a máquina organizativa que trabalha para a «afinação dos últimos detalhes» do evento.

O entrevistado manifestou a convicção de que Angola atingirá os «lugares cimeiros» da competição, e com isso, melhorar a sexta posição conquistada em 2009, em Vigo, na Espanha.

Para atingir esse objetivo, referiu, Angola apostou seriamente na preparação da sua seleção nacional, com a realização de estágios, dentro e fora do país, e participação em torneios internacionais de renome. Carlos Alberto Jaime informou que a apresentação oficial do disco alusivo à prova e a «afinação» dos preparativos da cerimónia de abertura, à altura da grandeza da competição, listam-se entre as últimas tarefas a cumprir pelo Comité Organizador.

“Calabeto” aproveitou a entrevista exclusiva a Angop para esclarecer a opinião pública nacional e internacional sobre a questão da denominação oficial do pavilhão que acolherá, de 20 a 28 de Setembro, o Mundial de Hóquei em Patins. Denomina-se “Pavilhão Multi-Desportivo de Luanda”, tem a capacidade para albergar 12 mil espetadores, e vai acolher as cerimónias de abertura e encerramento do Mundial “Angola2013”.

«Trata-se de uma obra que orgulha todos angolanos», afirmou. Construído em tempo recorde de nove meses, o “Multi-Desportivo de Luanda” será inaugurado na próxima terça-feira, data que coincide com as comemorações do “Dia do Heroi Nacional”, em homenagem ao primeiro Presidente de Angola, o médico e poeta nacionalista, António Agostinho Neto.