O Benfica, campeão nacional de hóquei em patins feminino, emitiu na noite de quarta-feira um comunicado no qual aponta o dedo à convocatória da seleção para o Campeonato do Mundo feminino que vai decorrer neste verão, em Itália.

As águias constam as escolhas do selecionador, Hélder Antunes, e criticam também a federação, falando mesmo num "ostensivo ato provocatório e persecutório" para com o clube da Luz e numa "decisão inexplicável" por parte do técnico, alegando que este deixou de fora algumas das melhores jogadoras da modalidade que representam atualmente o Benfica, que esta temporada se sagrou campeão nacional de hóquei em patins feminino pela 11.ª vez consecutiva.

Da convocatória consta o nome de apenas três jogadoras 'encarnadas': Sofia Moncóvio, Raquel Santos e Inês Severino.

Eis o comunicado

"O Sport Lisboa e Benfica considera inaceitável que algumas das suas principais atletas e melhores jogadoras da modalidade não tenham sido incluídas na convocatória da Seleção Nacional feminina de hóquei em patins para o Campeonato do Mundo. Uma decisão inexplicável, num ostensivo ato provocatório e persecutório da parte da Federação de Patinagem de Portugal e do seu selecionador.

Mais uma atitude vexatória e desrespeitadora para com o Sport Lisboa e Benfica e as suas jogadoras, cujo contributo foi decisivo para a conquista de mais de 30 títulos, entre os quais 11 Campeonatos consecutivos, e, igualmente importante, para a afirmação e projeção da modalidade em Portugal e além-fronteiras.

O Sport Lisboa e Benfica repudia mais este triste episódio protagonizado pela atual Federação de Patinagem de Portugal, cuja Direção não defende os interesses de Portugal nem da modalidade", pode ler-se.