O campeão nacional FC Porto vai tentar este fim de semana a “dobradinha” na “final four” da Taça de Portugal de hóquei em patins, tendo a oposição de Oliveirense, detentora do troféu, Valongo e Sanjoanense.

O sorteio dos jogos das meias-finais da “final four” ditou que o FC Porto defronte, em Barcelos, o surpreendente Valongo, que afastou o campeão europeu Benfica (6-5), a Oliveirense e a Sanjoanense, estes últimos da segunda divisão.

O “derby” Sanjoanense-Oliveirense está marcado para as 18:15 de sábado, no Pavilhão Municipal de Barcelos, e o “derby” da área metropolitana do Porto, entre Valongo e FC Porto, começará duas horas depois, às 20:15, no mesmo local.

A ausência do campeão europeu Benfica, na final ganha ao FC Porto, no Dragão Caixa, acaba por ser o facto mais relevante desta “final four”, em que os portistas procurarão concretizar a “dobradinha" e somar o seu 14.º título.

FC Porto e Benfica são as equipas com mais triunfos na Taça de Portugal, dado que presentemente se encontram empatadas com 13 troféus, seguidos à distância por Sporting e Óquei de Barcelos, com quatro, Oliveirense (três), Malhangalense e HA Cambra (um).

A Oliveirense, que venceu em 2010/11 e 2011/12, persegue em Barcelos a hipótese de chegar ao “tri” na Taça de Portugal, conquista que foge ao FC Porto desde 2008/09 e que Valongo e Sanjoanense nunca alcançaram.

Para marcar presença na “final four”, o FC Porto afastou nos quartos de final o Candelária (7-1), nos oitavos de final o Sporting (11-0) e nos 16 avos de final o HC Braga (finalista vencido da Taça CERS, em 2010/11), por 8-2.

A detentora do troféu Oliveirense afastou nos quartos de final o vizinho Azeméis (7-0), nos oitavos de final o AE Física (3-1) e nos 16 avos de final a formação do Alenquer (6-2).

O Valongo, além de ter cometido a façanha de afastar o Benfica nos quartos de final, impôs-se ainda nos oitavos de final ao Paço de Arcos (3-2) e nos 16 avos de final ao Gulpilhares (12-5).

O caminho traçado pela Sanjoanense, da segunda divisão, para chegar à “final four” de Barcelos foi mais longo do que a dos restantes finalistas, dado que disputou duas pré-eliminatórias.

Após afastar o Cart (6-3), na primeira eliminatória da Zona Norte, e o Famalicense (5-4), na segunda ronda, a Sanjoanense eliminou nos 16 avos de final o Santa Cita (6-5), nos oitavos o Limianos (1-0) e nos quartos o Paço de Rei (9-6).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.