O FC Porto goleou esta noite o Barcelona por 6-2 no Dragão Arena, em partida da 4.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de hóquei em patins, e entrou em zona de qualificação para a próxima fase da competição. Com a vitória, os azuis e brancos passam a somar seis pontos, menos quatro do que o líder Noia.
O duelo ibérico entre duas potências mundiais da modalidade foi desbloqueado por Hélder Nunes. Gonçalo Alves elevou para 2-0 e poderia ter bisado segundos depois, mas o penálti batido pelo capitão portista esbarrou na trave. Do outro lado, Xavi Barroso, antigo atleta do FC Porto, foi mais eficaz e estabeleceu o 2-1 registado ao intervalo.
No segundo tempo, os azuis e brancos foram muito superiores. O 3-1 é do francês Carlo Di Benedetto, antes de Gonçalo Alves fazer o 4-1. Xabi Barroso era o único que parecia capaz de contrariar a superioridade portista no lado catalão, já que bisou e colocou o resultado em 4-2, antes de Ezequiel Mena e Hélder Nunes colocarem o resultado no 6-2 final.
O triunfo permite ao FC Porto subir do quinto para o quarto lugar do Grupo A, mas com os mesmo pontos do terceiro. Na segunda posição está o Óquei de Barcelos, com oito pontos, enquanto o FC Barcelona, recordista de títulos da principal prova de clubes (22), é quinto colocado, com quatro pontos, e os franceses do Saint-Omer são últimos, ainda a 'zeros'.
Para os quartos de final avançam os quatro primeiros de cada um dos dois grupos.
O FC Porto volta a entrar em campo no dia 19 de dezembro (quinta-feira), às 20h30 no Dragão Arena, frente à Sanjoanense, em jogo da 9.ª jornada do Campeonato Nacional.
Ficha de jogo
FC Porto 6-2 Barcelona
Liga dos Campeões, Grupo A, 4.ª jornada, 13 de dezembro de 2024, Dragão Arena
Árbitros: Franco Ferrari e Massimiliano Carmazzi (Itália)
- FC Porto: Xavier Malián (g.r.), Edu Lamas, Hélder Nunes, Rafa e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Tomás Santos, Telmo Pinto, Ezequiel Mena e Gonçalo Alves (cap.)
Treinador: Ricardo Ares
- FC Barcelona: Sergi Fernández (g.r.) (cap.), Ignacio Alabart, Sergi Llorca, Marc Grau e Ferran Font
Suplentes: Carles Grau (g.r.), Xavi Barroso, Sergi Aragonés, Eloi Cervera e Pablo Álvarez
Treinador: David Cáceres
Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Hélder Nunes (9m e 49m), Gonçalo Alves (22m e 37m), Xavi Barroso (25m e 48m), Carlo Di Benedetto (34m), Ezequiel Mena (49m)
Comentários