A equipa de José Fernandes ocupa o penúltimo lugar, mas tem dois jogos em atraso, já que o plantel padeceu de gripe A recentemente - joga em Barcelos na quarta-feira com a Juventude de Viana e fica a faltar agendar o encontro em Porto Santo.

Num encontro também marcado por pequenas altercações ao intervalo, aparentemente entre Pedro Gil e António Leal, o campeão português somou a oitava vitória (tem ainda um empate) e impôs a quinta derrota ao Óquei.

Agora com 25 pontos, mais dois que o Benfica, segundo classificado, o FC Porto fez impor a sua qualidade durante praticamente todo o encontro, embora até tenha sentido dificuldade nos primeiros minutos.

Ainda assim, e depois de Reinaldo Ventura ter inaugurado o marcador aos 15 minutos, na transformação de uma grande penalidade, a equipa de Franklim Pais não mais permitiu qualquer veleidade ao cinco de Barcelos, gerindo o resultado a seu bel-prazer.

Ainda antes do intervalo, Pedro Moreira aumentou a vantagem, a quatro minutos do fim, mas foi mesmo no segundo tempo que a formação “azul-e-branca” ofereceu espectáculo, com jogadas de belo efeito e golos de antologia, como os de Reinaldo Ventura, o quinto da conta do FC Porto, ou Filipe Santos, o oitavo.

Jorge Silva entrou bem no segundo tempo, com dois golos - falhou um livre directo, na exclusão de Jorge Maceda, a 10 minutos do fim -, embora tenha sido de Pedro Moreira a maior veia goleadora, com mais dois golos a juntar ao apontado no primeiro tempo.

Hugo Costa, a cinco minutos do final, fez o tento de honra dos barcelenses, com Pedro Gil, logo de seguida, a bisar e a fechar o resultado em esclarecedores 10-1.

Jogo disputado no Dragão Caixa, no Porto.

FC Porto - Óquei de Barcelos, 10-1.

Ao intervalo: 2-0

Marcadores:

1-0, Reinaldo Ventura, 15 minutos (grande penalidade).

2-0, Pedro Moreira, 21.

3-0, Jorge Silva, 30.

4-0, Jorge Silva, 31.

5-0, Reinaldo Ventura, 33.

6-0, Pedro Moreira, 34.

7-0, Pedro Moreira, 35.

8-0, Filipe Santos, 41.

8-1, Hugo Costa, 45.

9-1, Pedro Gil, 45.

10-1, Pedro Gil, 49.

Equipas:

FC Porto: Edo Bosch, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Pedro Moreira e Pedro Gil. Jogaram ainda Filipe Magalhães, André Azevedo, Emanuel Garcia, Jorge Silva e Francisco Silva.

Óquei de Barcelos: João Pereira, António Leal, José Pedro Pereira, Bruno Matos e Jorge Maceda. Jogaram ainda Bruno Ferreira, Hugo Costa e Helder Nunes.

Equipa de arbitragem: Rui Ribeiro, Florindo Cardoso e Júlio Teixeira.

Assistência: 1013 espectadores.