O defesa benfiquista João Rodrigues advertiu, esta quinta-feira, que os “encarnados” têm que ser pragmáticos na forma de jogar, se quiserem eliminar o FC Barcelona, no sábado, e chegarem à final da Liga Europeia de hóquei em patins.

O Benfica disputa no fim de semana no Dragão Caixa a fase final da competição, que nunca ganhou, defrontando os catalães a partir das 15h00 de sábado, enquanto na outra meia-final o FC Porto joga com os italianos do Valdagno (18h00).

«Temos de os enfrentar de forma pragmática para ganhar e passar à final da Liga Europeia. Vai ser difícil, porque são uma das melhores equipas do Mundo, mas temos uma palavra a dizer e estamos a trabalhar bem nestes dias», referiu o hoquista, em declarações à Benfica TV.

João Rodrigues lembrou que o Benfica «tem-se dado bem com equipas espanholas», embora alerte que o FC Barcelona seja a «equipa menos espanhola na sua forma de jogar», considerando-a «completa» e «taticamente perfeita».

O FC Barcelona é a equipa com mais títulos europeus na modalidade, num total de 19, um número bastante superior à segunda que mais conquistas teve, os também espanhóis do Reus, com sete.

Entre os clubes portugueses, apenas o FC Porto (em 1986 e 1990), o Sporting (em 1977) e o Óquei de Barcelos (em 1991) sagraram-se campeões europeus, enquanto o Benfica perdeu sempre nas seis vezes que esteve na final.

«O Benfica vai atrás do sonho de estar numa final europeia. É o único título que falta a esta secção, sonhamos com isso e vão ser quatro dias muito intensos, com dois grandes jogos», disse ainda o hoquista ao canal televisivo do clube.