As jogadoras da seleção portuguesa feminina de hóquei em patins, que disputa na próxima semana o Campeonato Europeu em Mieres, na Espanha, estão confiantes numa vitória da formação das “quinas”.
A capitã Rita Dias reconhece que há «algumas coisas a melhorar», mas considera que a equipa se sente «com força e mais do que preparada», até porque é formada por «10 jogadoras bastante confiantes nas suas capacidades».
Para a hoquista, de 24 anos, que joga em Espanha, no Cerdanyola des Vallés, a ambição portuguesa «é ganhar» e é com essa determinação que todos estão «a trabalhar».
«Os objetivos estão definidos desde cedo. É uma equipa com muita garra, vontade de vencer e penso que vamos todas dar o nosso melhor para que seja possível o primeiro lugar», referiu, por seu lado, Marlene Sousa, de 18 anos, atleta da Sanjoanense.
A sub-capitã Inês Vieira, de 20 anos, que alinha no Benfica, é perentória: «As nossas expectativas são altas».
«Penso que com a nossa força de vontade e o trabalho que temos feito, iremos, sem dúvida, ser campeãs da Europa», sublinhou a hoquista, salientando que o espírito da equipa "é muito bom".
«Somos uma equipa jovem, mas não é por isso que temos desvantagem perante as outras equipas», garantiu Inês Vieira, que, tal como as suas companheiras, considera a Espanha, anfitriã da prova, o adversário mais forte.
Rita Dias lembrou que, na maioria dos europeus, «o confronto direto é mesmo com a Espanha», com vantagem para a seleção vizinha.
«Vamos ver se desta vez rompemos com a tradição de perder com a Espanha e ganhamos a prova», enfatizou a hoquista, uma das mais experientes da seleção portuguesa e única convocada que atua fora do país.
Portugal já venceu a competição por três ocasiões (1997, 1999 e 2001), estando empatado no número de títulos com Espanha (três). Itália (dois), Alemanha (dois) e França (um) são os outros países já vencedores da competição.
A Sanjoanense e o Benfica, com três hoquistas cada, são os clubes que se destacam na convocatória da seleção feminina de hóquei em patins para o Europeu da modalidade, que vai decorrer de 17 a 21 de dezembro, em Mieres, Espanha.