A Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) anunciou hoje que Jorge Lopes vai assumir o cargo de Diretor Técnico Nacional e comandar a seleção feminina de hóquei em patins, remetendo para mais tarde a apresentação do selecionador masculino.

Em comunicado, a FPP explicou que Jorge Lopes vai regressar ao comando da seleção sénior feminina de hóquei em patins, ao serviço da qual já conquistou quatro títulos europeus, enquanto Luís Duarte e Luís Moreira serão os selecionadores de sub-20 e sub-17, respetivamente.

Em declarações à assessoria de imprensa federativa, Jorge Lopes, que coadjuvou Luís Sénica na seleção principal, manifestou a ambição de «ir mais além» do que é o «plano para esta época».

«A equipa de seniores femininos é muito jovem e precisa de tempo. O último Mundial deixa muito boas indicações. Ficámos em quarto lugar, mas julgo que é uma posição que não reflete o real valor desta geração», explicou Jorge Lopes, que chegou a comandar a seleção da Austrália da modalidade.

Já Luís Duarte referiu como «grande objetivo» a possibilidade de “recuperar o título mundial de sub-20” e Luís Moreira a ambição «de ganhar e de ganhar com frequência».

«Oportunamente, serão todos apresentados oficialmente, bem como o selecionador nacional de seniores masculinos», sublinha a FPP, aludindo ao sucessor de Rui Neto que, em 09 de fevereiro, anunciou o abandono da seleção portuguesa de hóquei em patins por «não estarem reunidas as condições de confiança no trabalho desenvolvido».

Em 16 de setembro de 2012, a seleção Portuguesa perdeu frente à Espanha a final do Europeu, disputado em Paredes, por 5-4, com um golo do espanhol Jordi Bargallo, a seis segundos do final, num encontro em que bastava um empate para a equipa lusa se sagrar campeã continental pela 21.ª vez.

Antes, Rui Neto, que tinha sucedido em dezembro de 2009 a Luís Sénica, levou a seleção portuguesa ao terceiro lugar do Mundial2011, na Argentina, e ao segundo lugar do Europeu2010, na Alemanha.