A seleção portuguesa de hóquei em patins de sub-19 estreou-se hoje no Mundial da categoria com uma vitória sofrida sobre a França, por 3-2, na primeira jornada do Grupo B do torneio, que se disputa em Novara (Itália).
O golo marcado por Viti no início da segunda parte, aos 29 minutos, após ter desperdiçado inicialmente um livre direto, assegurou o triunfo tangencial à equipa das ‘quinas’, num jogo em que esteve por duas vezes em desvantagem, antes de estabelecer o empate 2-2 ao intervalo.
A França entrou, praticamente, a ganhar, graças ao golo de Liloann Gelebart, aos dois minutos, e, apesar de Portugal ter igualado de imediato, aos seis, por Tomás Santos, os franceses voltaram a ganhar vantagem, aos 15, por intermédio de Titouan Plu.
A seleção lusa voltou a responder com prontidão e restabeleceu novo empate pouco depois, aos 18 minutos, através de Martim Costa, adiando as grandes decisões para a segunda parte, na qual o golo de Viti desequilibrou a balança a favor da formação liderada pelo selecionador Vasco Vaz.
Naquele período, em que os gauleses tiveram dois jogadores admoestados com cartão azul, Martim Costa também falhou um livre direto, mas isso não impediu a seleção portuguesa de entrar com uma vitória na competição, na qual procura sagrar-se campeã do mundo pela quinta vez.
“Foi um jogo complicado. Aparecemos muito presos, sem iniciativa, e também, ao marcarem muito cedo, bloqueou um bocado o jogo. Mas depois lá conseguimos e penso que na segunda parte dominámos completamente e podíamos ter feito mais dois ou três golos. O que teríamos deste jogo é a vitória e os três pontos”, resignou-se Vasco Vaz.
Portugal é, a par da Espanha, recordista de títulos, com quatro troféus conquistados, em 2003, 2013, 2015 e 2017 (todas quando a competição se disputava no formato de sub-20), mas ficou de fora da final nas duas últimas edições.
A seleção nacional volta a entrar em ação na segunda-feira, frente Colômbia, que hoje defronta a Itália no fecho da ronda inaugural do Grupo B, e encerra a participação na primeira fase do torneio no dia seguinte, na terça-feira, perante a equipa anfitriã.
Comentários