Portugal estreou-se no Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins de 2022, em San Juan, na Argentina, com um triunfo claro, por 5-1, sobre a França.

Campeã do mundo em título, mas frente a um adversário com quem tinha perdido no último Europeu, em Paredes, a seleção não deu hipóteses à sua congénere gaulesa, entrou com tudo e marcou cedo, abrindo o marcador aos 5 minutos, por Gonçalo Alves. E o 2-0 surgiu logo depois, por João Rodrigues, que bisou ainda antes do intervalo, colocando o resultado em 3-0 ao final da primeira parte.

A França entrou melhor no segundo tempo, criou alguns lances de perigo e enviou mesmo uma bola aos ferros da baliza à guarda de Ângelo Girão, mas foi Portugal que voltou a marcar, por duas vezes. Hélder Nunes fez o 4-0 e Diogo Rafael elevou para 5-0. Pelo meio a França voltou a ameaçar, acertou mais uma bola no poste e, ao cair do pano, marcou o tento de honra que fez por merecer.

Com esta vitória por 5-1, Portugal lidera o Grupo A ao fim da primeira jornada a par da Itália, que no outro encontro desta ronda inaugural derrotou o Chile por 8-3. Portugal e Itália que medem forças já esta terça-feira, a partir das 22h45, na segunda jornada do grupo.