Portugal falhou o sonho de recuperar o título de campeão europeu de hóquei em patins, que lhe foge desde 2016, ao perder por 4-2 com a anfitriã Espanha na final do Campeonato da Europa de 2023, jogada este sábado na Catalunha.

Depois de as duas seleções terem empatado 3-3 na fase de grupos, a Espanha, campeã em título, Marc Grau abriu o marcador a meio da primeira parte, por intermédio de  e foi para os balneários a vencer por 1-0.

No segundo tempo, numa altura em que Portugal jogava com menos um homem, devido a um cartão azul exibido a Rafa, os espanhóis aproveitaram para dilatar a vantagem, novamente por Grau.

E se a vida estava difícil para Portugal, complicou-se ainda mais quando instantes depois, com a converter um livre direto após a décima falta da seleção lusa e a elevar para 3-0.

Portugal conseguiu então, enfim, reagir, ainda reduziu para 3-2, com dois grandes golos de Gonçalo Alves, mas logo depois Julià aproveitou a 15.ª falta de Portugal para, novamente de livre direto, elevar para 4-2.

Faltavam ainda seis minutos para jogar, mas o resultado acabou por não sofrer mais alterações e a Espanha conquistou mesmo pela 19.ª vez ( terceira consecutiva) o título europeu de hóquei em patins. Portugal continua com 21.