Portugal vai disputar o Europeu de Wuppertal a 5 de Setembro de 2010 e os jogos entre os vários escalões da selecção nacional vão servir também para que a equipa portuguesa de Sub-20 possa afinar a estratégia para o Campeonato da Europa de Viareggio, a decorrer entre 20 e 25 de Setembro.

A selecção sénior defronta, no Luso, os sub-20, a 26 de Agosto, pelas 19h00, enquanto, no dia seguinte, às 10h30, os Sub-20 têm como adversários os Sub-23 e, a partir das 19h00, os AA jogam com o segundo escalão nacional com mais idade nesta hierarquia.

"Este torneio serve para aferirmos, sobretudo, o nível dos seniores e também integra a preparação dos Sub-20, num momento em que não há muitas equipas de qualidade disponíveis.   É, também, a forma de termos as selecções a trabalhar em conjunto", afirmou Jorge Lopes, director técnico nacional, ao site da Federação Portuguesa de Patinagem.

Para esta participação dos Sub-23 no Luso, o seleccionador Rui Neto convocou João Ferro e Miguel Sousa (Académica de Espinho), Leonardo Pais, Hugo Costa e José Pedro (Juventude de Viana), Diogo Rafael e João Rodrigues (Benfica), Nuno Araújo (HC Braga), Luís Querido (Porto Santo SAD) e Gonçalo Pestana (Paço de Arcos). Neste lote, regista-se a estreia de João Ferro, depois da promoção de André Girão aos seniores.

Os eleitos da selecção sénior são:  Gonçalo Suissas, Luís Viana, Sebastian Silva e Luís Filipe (Juv. Viana), Reinaldo Ventura, Pedro Moreira e André Azevedo (FC Porto), Tiago Rafael, Valter Neves, Ricardo Silva e Caio (Benfica), André Girão (Ac. Espinho) e  Ricardo Barreiros (L. Corunha).

Sub-20 com bis na mira

Portugal vai lutar pela revalidação do título de campeão da Europa, depois do primeiro lugar conquistado no Europeu de 2008. Para o estágio de preparação, o seleccionador Luís Duarte convocou Diogo Rodrigues (Académica de Coimbra), Filipe Miranda (HC Braga), Diogo Sampaio, João Souto, Henrique Magalhães, Telmo Pinto e Rafa (FC Porto), João Silva (Turquel), João Beja e Pedro Vaz (SL Benfica), Gonçalo Alves (Sporting CP) e Pedro Coelho (HC Mealhada). No final dos jogos de 27 de Agosto, serão eleitos os dez hoquistas que estarão presentes no Campeonato da Europa.

Neste grupo, Gonçalo Alves e Telmo Pinto são bicampeões europeus de Sub-17, enquanto Diogo Rodrigues, Pedro Vaz, João Beja e João Souto detêm o estatuto de campeões do Velho Continente nesta categoria.

"O estágio está inserido na preparação do Campeonato da Europa e, neste torneio, vamos avaliar situações de jogo, de modo a escolher os dez jogadores que estarão em Itália. Desde o primeiro dia que trabalho para ser campeão. É preciso ter sorte, o que dá muito trabalho, como costumo dizer", afirmou  Luís Duarte.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.