O Sporting de Tomar e o Valongo ficaram este fim-de-semana a conhecer os adversários na Liga Europeia de hóquei em patins da época 2021/22, marcada pela desistência dos principais clubes continentais, entre os quais cinco portugueses.

O sorteio realizado em Paredes colocou o Sporting de Tomar no Grupo A, em conjunto com La Vendeenne (França), Trissino e Amatori Wasken Lodi (ambos de Itália), enquanto o Valongo vai disputar o Grupo B, frente a RHC Diessbach (Suíça), US Coutras (França) e Gamma Innovation Sarzana (Itália).

Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a ‘final four’ da competição, da qual se autoexcluíram as 12 equipas da Associação Europeia de Clubes, entre as quais Sporting – campeão em título -, FC Porto, Oliveirense, Benfica e Óquei de Barcelos, em desacordo com o novo formato da prova.

Além das cinco formações portuguesas, também desistiram de participar na prova os espanhóis do Noia, FC Barcelona, Liceo da Corunha, Réus e Caldes, os franceses do SCRA Saint-Omer e os italianos do Forte dei Marmi.

As principais equipas europeias da modalidade contestam o novo formato da competição, tendo exigindo disputá-la nos moldes anteriores e com cujos pressupostos se inscreveram, depois de um pré-acordo feito com a World Skate Europe.

Posteriormente, em 19 de agosto, e já depois de se inscreverem, foram surpreendidos com a apresentação de novos moldes competitivos, diferentes dos acordados.

O modelo anunciado coloca as equipas em quatro grupos de cinco equipas, e não em dois de oito, e as equipas jogam apenas uma vez entre si, avançando para uma segunda fase de grupos, com oito emblemas, antes da ‘final four’.

Na Taça Europa, a Juventude de Viana ficou integrada no agrupamento B, em conjunto com Igualada (Espanha) e Valdagno (Itália), ao passo que a Sanjoanense foi sorteada na ‘poule’ C, com os espanhóis do Calafell e do Voltregà.

Na Liga Europeia feminina, o Benfica vai disputar o Grupo A, com Voltregà, Telecable HC Gijon (ambos de Espanha), US Coutras e CS Noisy Le Grand (ambos de França), enquanto a Sanjoanense jogará no Grupo B, com Generali Palau Plegamans, Martinela CP Manlleu, Cerdanyola Fenie Energie (todos de Espanha) e Roller Matera (Itália).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto