Sporting e FC Porto lutam no sábado por um lugar na final da Liga dos Campeões de hóquei em patins, em que os ‘leões’ querem ser fiéis às suas ideias e os dragões estimam um jogo decidido nos detalhes.

A prova abre com a meia-final entre as duas equipas, marcada para as 12:00, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e os treinadores e os capitães das duas equipas anteciparam esse jogo, numa conferência de imprensa conjunta.

A conferência começou pelo recinto onde a fase final da Liga dos Campeões 2023/24 terá lugar, que todos elogiaram e que recebeu a final da prova há 24 anos, disputada então entre o FC Porto e o FC Barcelona, e conquistada pela equipa catalã (2-3).

O treinador ‘leonino’, Alejandro Domínguez, afirmou que “o hóquei merece um cenário” como aquele, e o capitão e guarda-redes do Sporting, Ângelo Girão, corroborou tal opinião, recordando que foi um dos espetadores presentes na referida final e concluindo tratar-se de “um pavilhão emblemático”.

“Também estive nessa final”, revelou o capitão portista, Gonçalo Alves, concordando que o recinto reúne “condições para uma grande fase final”, uma ideia que o treinador do FC Porto, Ricardo Ares, também partilhou.

Ângelo Girão abordou depois o jogo, referindo que a sua “equipa sabe todas as dificuldades que vai ter”, e Gonçalo Alves disse esperar “ter muito público” do lado da sua equipa, uma vez que o jogo terá lugar no Porto.

Fonte da organização disse à agência Lusa que o jogo Sporting-FC Porto terá “lotação esgotada”, o que significa que estarão presentes 2.600 espetadores no Pavilhão Rosa Mota.

Para Ricardo Ares, “estes jogos decidem-se nos detalhes, em coisas muito pequenas”, e o FC Porto precisa da máxima “concentração”.

Questionado sobre se sente alguma pressão especial para este jogo, o técnico portista respondeu que “o FC Porto tem como ambição ganhar todos os títulos”.

O FC Porto, campeão europeu em título, conquistou já este ano a Taça de Portugal da modalidade, tendo batido na final o Óquei de Barcelos, por 3-2, mas para Gonçalo Alves isso “não dá nada para sábado”, na meia-final frente ao Sporting.

“Estamos contentes com o momento que a equipa vive”, afirmou Ricardo Ares, ressalvando, contudo que “o passado, seja bom ou mau, nada serve no presente”.

Alejandro Domínguez disse que, “na preparação desta meia-final” com o FC Porto, não abandonou o que disse, sem especificar, ser o “ADN” da sua equipa.

“Não abandonamos nunca as nossas ideias, sabendo que vamos defrontar o campeão da Europa, que está num grande momento”, destacou ainda o treinador argentino.

Além de terem vencido a Taça de Portugal, os ‘dragões’ concluíram a fase regular do campeonato nacional no primeiro lugar.

Ricardo Ares acredita que “não haverá surpresas” na forma como as suas equipas se irão apresentar na luta por um lugar na edição desta época da Liga dos Campeões de hóquei em patins.

A segunda meia-final será disputada entre o Óquei de Barcelos e a Oliveirense, no mesmo local, às 16:30.