Terminou, este fim de semana, os Campeonatos do Mundo de Patinagem Artística sobre o gelo. A prova, que devia ter acontecido em 2020, foi adiado um ano devido a pandemia de COVID-19.

Veja as melhores imagens da final dos Mundiais de Patinagem artística sob o gelo!

Durante cinco dias, os fãs da modalidade puderam assistir às atuações dos melhores do Mundo nesta que é a mais importante prova do calendário da União Internacional de Patinagem (ISU). A prova decorreu no Ericsson Globe em Estocolmo, Suécia, sem público, devido as restrições impostas pela pandemia.

O norte-americano Nathan Chen ficou com o ouro na prova individual livre e tornou-se tricampeão do Mundo, com três títulos consecutivos. A prata ficou o japonês Yuma Kagiyama, à frente do seu colega e bicampeão olímpico, Yuzuru Hanyu.

A russa Anna Shcherbakova venceu em femininos na prova livre, alcançando assim o ouro logo no seu primeiro mundial. Elizaveta Tuktamysheva foi prata e Alexandra Trusova bronze, num pódio totalmente russo. Foi a segunda vez que tal aconteceu nos Mundiais de patinagem, a primeira desde 1993 (EUA ficaram com todos os lugares na prova individual feminina). De recordar que os atletas russos competiram sob a bandeira da federação do seu país e não do país em si, por causa das sanções aplicadas à Rússia devido ao escândalo de doping.

Na prova de dança, em pares, o grande vencedor foi a dupla formada pelos russos Victoria Sinitsina e Nikita Katsalapov, vice-campeões em 2019 e campeões europeus em 2020. Este é o primeiro ouro em Mundiais para esta dupla russa na prova de dança. Os norte-americanos Madison Hubbell e Zachary Donohue ficaram com a prata, naquela que foi a sua terceira medalha consecutiva em Mundiais. O par canadiano Piper Gilles/Paul Poirier terminaram no último lugar do pódio.

Na prova livre, o título ficou para a dupla russa formada por Anastasia Mishina e Aleksandr Galliamov, logo na sua primeira participação num Mundial, depois de se terem sagrado campeões europeus. A prata ficou para a dupla formada pelos chineses Wenjing Sui e Cong Han, duas vezes campeões do Mundo. Os russos Aleksandra Boikova e Dmitri Kozlovskii ficaram com o bronze, nesta que é a sua primeira medalha em Mundiais.

Veja as melhores imagens da final dos Mundiais de Patinagem artística sob o gelo!

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.