O russo Alexey Lukyanuk (Ford Fiesta) tornou-se hoje no primeiro líder do Europeu de ralis (ERC), ao vencer nos Açores, onde o açoriano Ricardo Moura (Skoda Fabia), segundo classificado, reforçou a liderança do Nacional.

Foram três dias de domínio do piloto russo, com oposição de Ricardo Moura e Bruno Magalhães (Skoda Fabia), vencedor da prova em 2017 e vice-campeão do ERC, que não foram além dos lugares mais baixos do pódio.

Com o segundo lugar no Rali dos Açores, a 16,4 segundos de Lukyanuk, Moura reforçou a liderança do Nacional, depois da vitória conseguida em Fafe.

Lukyanuk partiu para as seis especiais do último dia com uma vantagem de 21,8 segundos sobre Moura, que dilatou para 31,7 após as primeiras passagens por Graminhais e Tronqueira, gerindo-a até ao final.

"À terceira foi de vez", disso o piloto no final das 15 provas especiais de classificação, que concluiu em 02:33.51,7 horas, lembrando que já perseguia a vitória nos Açores há algum tempo.

Ricardo Moura adotou uma postura cautelosa no final, sabendo que o segundo lugar no rali lhe dava a melhor pontuação entre os pilotos que lutam pelo Nacional de ralis.

Na estreia ao volante de um Skoda, Ricardo Moura mostrou-se "satisfeito pelo resultado", destacando que "era importante neste último dia não cometer erros e somar pontos para o campeonato".

Magalhães, vencedor do Rali dos Açores em 2017 e segundo no Nacional, terminou na terceira posição, a 25,7 segundos do vencedor e com um atraso de 9,3 para Moura, acabando por somar pontos no ERC. No final lamentou a escolha errada de pneus que não lhe permitiram andar mais perto dos da frente.

O britânico Chris Ingram (Skoda Fabia) terminou na quarta posição, a 01.24,2 minutos de Lukyanuk, enquanto o sueco Ahlin Fredrik (Skoda Fabia) foi quinto, a 02.33,1. Ricardo Teodósio (Skoda Fabia) foi o terceiro melhor luso na prova, com o nono posto, a 04.43,0.

A segunda prova do ERC vai ser o Rali das Canárias, a disputar entre 03 e 05 de maio, enquanto o Rali de Mortágua vai ser a próxima etapa do Nacional, entre 27 e 28 de abril.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.