A Altice Portugal, através da Fundação PT, assinou hoje um Memorando de Entendimento com a Direção-Geral da Educação e com o Desporto Escolar para promover o acesso à prática regular do desporto nas escolas.

A parceria vai ainda desenvolver-se ao nível da tecnologia, da inovação e das plataformas digitais.

O programa Desporto Escolar, que tem por objetivo promover o sucesso escolar dos alunos, estilos de vida saudáveis e valores associados a uma cidadania ativa, abrange cerca de 40 modalidades orientadas por mais de seis mil professores em todo o país, para alunos dos 10 aos 18 anos.

Entre as mais de 1.200 escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário, existem mais de sete mil equipas desportivas a competir no programa.

Na cerimónia de assinatura do memorando, que se realizou numa escola em Matosinhos, no distrito do Porto, o diretor-geral da Educação, José Vítor Pedroso, referiu que a prática regular de atividade física contribui para estilos de vida mais saudáveis e para a melhoria do sucesso educativo dos alunos.

Ao apoiar o Desporto Escolar, a Fundação PT está a contribuir para uma nova geração de portugueses com melhor qualidade de vida e mais preparados para os desafios do futuro, considerou.

Por seu lado, o presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, reforçou que através do desporto desenvolvem-se valores e competências fundamentais para o futuro como o espírito de equipa, capacidade de superação, liderança e humildade.

“O projeto do Desporto Escolar é muito mais do que uma prática desportiva, é um caminho para uma melhor sociedade, mais justa e mais preparada. A Altice Portugal tem e não abdica da forte componente na intervenção social que tem em várias vertentes, agora com reforço na educação”, vincou.

Já o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, lembrou que o desporto é “indiscutivelmente reconhecido” como uma ferramenta essencial na preparação, na educação e na formação dos jovens.

“O desporto é uma escola de cidadania, de inclusão e de valorização futura”, frisou.

Elogiando as empresas que entendem o seu “papel social” na sociedade, o governante considerou que o desporto pode ter um contributo decisivo no desenvolvimento social do país.